Stock Car: Prati-Donaduzzi e Shell dão show em ação sobre doação de órgãos

Em ação conjunta, as duas equipes chamaram a atenção para o tema, ao disputarem a corrida do Velopark com capôs invertidos

Uma cena incomum chamou a atenção de quem assistia à oitava etapa da Stock Car, disputada neste domingo, 15, no Velopark, em Nova Santa Rita, RS: os carros de Julio Campos, da equipe Prati-Donaduzzi, e de Ricardo Zonta, da Shell V-Power, tiveram seus capôs invertidos pouco antes da largada da primeira corrida do dia.

 (José Mario Dias / Stock Car/Divulgação)

O ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Zonta correu exibindo as cores da Prati-Donaduzzi e Julio Campos usou o capô da Shell, ambos destoando totalmente do layout padrão. A surpresa fez parte de uma ação planejada por mais de seis meses pelas duas marcas, visando a conscientização em torno da importância da doação de órgãos. No próximo dia 27 de setembro, celebra-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

“São milhares de brasileiros à espera de uma doação. Vidas que podem ser salvas por uma simples ação de amor ao próximo. Quando a Prati-Donaduzzi me procurou para falar sobre esta ação, eu me engajei imediatamente”, conta Julio Campos. “É incrível usar a visibilidade proporcionada pelo automobilismo para chamar atenção para um tema tão relevante quanto o transplante de órgãos. Fico orgulhoso em ser parte desse projeto”, comenta Ricardo Zonta.

Paralelamente, durante o planejamento da ação, chamada de ‘Transplanted Cars’, tanto Julio quanto Zonta declaram-se doadores de órgãos. No Brasil, para que alguém se torne doador, basta informar aos familiares próximos. Ao aceitarem ‘doar’ suas marcas à outra equipe, abrindo mão da exposição em um dos pontos de maior visibilidade de seus carros, Shell e Prati-Donaduzzi levantam abertamente uma discussão saudável acerca de um tema que, às vezes, ainda soa como tabu.

 (José Mario Dias / Stock Car/Divulgação)

“Quando falamos de uma plataforma de grande alcance como a Stock, isso nos dá a oportunidade de chamar a atenção para causas importantes, que podem salvar vidas, como a doação de órgãos”, comenta Lucas Angnes, gerente de marketing da Prati-Donaduzzi. “É muito importante impactar o público com mensagens que transcendam ao universo esportivo, e foi justamente isso que buscamos nessa ativação conjunta com a Prati-Donaduzzi”, avalia Vicente Sfeir, Gerente de Motorsport & Patrocínios da Raízen.

A ação é didática sobre o quanto o esporte é capaz de alcançar questões fundamentais à sociedade. Quando o esporte se exime de sua responsabilidade, diminui sua própria existência. Quando uma marca percebe que o esporte pode ser plataforma de comunicações elemntares à uma sociedade melhor e efetivamente trabalha essa plataforma, demonstra aos seus públicos de interesse porque existe além de, claro, se financeiramente saudável. Prati-Donaduzzi e Shell V-Power, e seus respectivos pilotos, deram uma aula sobre como estar no esporte.

 (José Mario Dias / Stock Car/Divulgação)