Parceira do Barcelona, Rakuten Marketing cresce com filosofia do clube

Braço do grupo Rakuten Inc. focada em estratégias de marketing digital, garante que patrocinar o time catalão vai além da geração de awareness para a marca

Em novembro de 2016, quando a Rakuten global anunciou que seria a patrocinadora master do time de futebol do Barcelona, a companhia tinha uma certeza: a partir daquele momento a marca seria conhecida em todo o planeta. Hoje, três anos após a parceria ser concretizada, o grupo comemora o sólido crescimento da corporação com 70 empresas, presente em 29 países e com mais de 14 mil funcionários. No entanto, o “efeito” do clube catalão provou não se limitar apenas a gerar um grande awareness para a marca. A ideia era aplicar e trazer a filosofia de um dos times mais vitoriosos de todos os tempos para dentro da operação. Deu certo e se tornou parte da cultura organizacional de todos os negócios da organização espalhados pelo mundo.

A Rakuten Marketing no Brasil, por exemplo, especialista em programa de afiliados, entre outras estratégias digitais, e um dos principais negócios globais da empresa japonesa, tem feito um movimento interno bastante interessante, com  os funcionários inspirados diretamente por valores base do clube catalão como capacitação, organização, espírito de equipe e performance focada em resultados.

Na prática, isso é realizado de várias maneiras, tanto por meio de treinamentos e palestras, como também a partir de ações e eventos que buscam criar um envolvimento ainda maior da empresa com a cultura do clube, como a Copa Rakuten Marketing de Futebol, que reuniu anunciantes, afiliados e colaboradores para um torneio que além de fomentar a integração, também premiou os campeões e artilheiros com camisas do time. Ou também a campanha “A Rakuten Marketing te leva pra Barça” que presenteia um afiliado com acompanhante para assistir ao último jogo do Barcelona na Liga Espanhola em maio do ano que vem. A viagem promete uma experiência inesquecível, com direito a 3 dias na cidade com tudo incluso e assentos VIPs no estádio de um dos times mais vibrantes e vencedores do planeta.

O resultado destas ações tem colocado a empresa em uma crescente no mercado brasileiro nos últimos anos e atualmente, após cinco anos no Brasil, já conta com mais de 150 anunciantes e supera 16 mil afiliados. A operação, que chegou ao país em 2014 como parte do plano de expansão internacional da companhia, tem apresentado uma média de crescimento de mais de 50% ao ano.

Os valores do Barcelona pautados em ética e respeito também são uma inspiração para o time da Rakuten Marketing. “Performance focada em resultados sempre foi uma das premissas do Barcelona. É exatamente nisso que a nossa operação está baseada quando fazemos a gestão da nossa plataforma de afiliados, atraindo os maiores varejistas do Brasil e, a partir de uma plataforma online de ponta, facilitando a rentabilização de campanhas de marketing digital. E para isso acontecer, precisamos também nos inspirar diariamente na organização e no espírito de equipe do Barça trazendo para dentro a cultura e valores do clube, que sempre foi visto como exemplo na Europa e no mundo dos esportes”, afirma Luiz Tanisho, country manager da Rakuten Marketing no Brasil.

Com o crescimento e a expansão do grupo Rakuten, a partir da aquisição de diversas empresas ao redor do mundo, a corporação entendeu a necessidade de um projeto de unificação e transformação da marca globalmente, que até então era muito conhecida apenas no mercado japonês, mas pouco difundida em outros mercados onde a companhia já atuava, ainda sob o nome das empresas adquiridas. Foi em meados de 2016 que a corporação iniciava o desenvolvimento de uma estratégia de marketing mundial que tinha como pilar principal grandes parcerias dentro do esporte. E sob o conceito “Acreditar no futuro”, a organização escolheu o Barcelona para levar o nome da Rakuten para todo o mundo. “Essa decisão foi tomada após a companhia entender que os valores do clube como trabalho em equipe e em comunidade, além da missão pautada em capacitação do indivíduo por meio de inovação e empreendedorismo estavam completamente alinhados com os objetivos e iriam contribuir diretamente na expansão e unificação da marca pelo mundo. Além dos valores e missão do clube estarem intrínsecos na operação das empresas do grupo, independente da área de atuação isso foi traduzido globalmente para uma nova área criada dentro da empresa chamada de Rakuten Global Sports Business, na qual todas as ações relacionadas ao esporte são conduzidas por lá”, esclarece ainda Tanisho.

A operação brasileira, assim como o clube cinco vezes campeão da Liga dos Campeões da Europa, investe na capacitação dos seus colaboradores. Se por um lado o time que formou Messi, Iniesta, entre outros craques traça um plano de carreira consistente para os seus atletas, com altos investimentos nas categorias de base, sendo um exemplo de organização e preparo para toda a comunidade esportiva, a Rakuten Marketing por sua vez fomenta experiências para parceiros e colaboradores. Uma parceria comercial precisa ser de ganha-ganha para as partes. Nesse caso, nõ há dúvidas que assim funciona.