Iniciativa da CBF, Brasil Futebol Expo busca relevância internacional

Conversamos com Gilberto Ratto, diretor de marketing da CBF, sobre o evento que promoverá cursos e palestras em diferentes áreas do futebol

Capacitar estudantes universitários é a proposta da Brasil Futebol Expo, que busca ser a maior feira sobre futebol já promovida nas Américas. De 4 a 8 de setembro, em São Paulo, com iniciativa da CBF, a Feira terá como eixo principal a educação. O evento vai contar com cerca de 160 palestrantes e certificar mais milhares de alunos que terão a possibilidade de participar de 60 cursos ligados ao futebol. As aulas serão ministradas em áreas como Marketing, Medicina, Psicologia, Educação Física, Direito, Administração, Economia, Tecnologia da Informação, Jornalismo, Relações Públicas e Relações Internacionais.

Os cursos, com quatro horas de duração cada, terão conteúdos com ampla gama de assuntos. Serão abordados temas que vão desde a gestão técnica, ou seja, trabalhos desenvolvidos dentro do campo, até matérias que englobam contextos fora das quatro linhas, como gerenciamento de clubes e o lado comercial do esporte. As inscrições já estão abertas no site do evento – brasilfutebolexpo.com.br.

Além de ser uma grande feira de propagação do conhecimento sobre futebol, a Brasil Futebol Expo vai oferecer diversas ações de interatividade e entretenimento. Entre as principais atrações está a possibilidade de o público testar o VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo), que hoje é realidade nas principais competições de futebol no Brasil e no mundo.

O evento também contará com campeonatos feminino e masculino para escolas e universidades, além de clínicas de futebol. A tecnologia também estará presente, com uma arena voltada para competições de e-sports. O público ainda poderá acessar um museu virtual sobre a Seleção Brasileira, bem como o Espaço Lendas do Futebol Brasileiro, que homenageará os grandes craques do país.

O Esporte Executivo conversou com Gilberto Ratto, diretor de marketing da CBF, que apontou o desejo de se construir “a maior feira sobre futebol das Américas”. Isso, esclarece, vem da percepção de uma lacuna do segmento para um evento desta proporção. “O agrícola, o de automóveis, comércio… todo segmento tem um grande encontro para desenvolvimento e o Futebol, principal modalidade do país, não tinha. Agora tem.” Ratto ainda traça o tripé que, para a CBF, estrutura a Feira: educação, Entretenimento e networking. “Queremos ter essas três vertentes do mundo do futebol em um único local”.

 (Divulgação CBF/Divulgação)

Mesmo sendo a primeira edição do evento, Ratto garante que a confiança pela grande adesão de público sempre existiu. “Claro que tivemos receio de ter um público abaixo do possível. Mas não abaixo do que já imaginávamos ser positivo. E já temos mais de 90% das palestras com um grande público e mais de três mil participantes confirmados”, comemora o executivo sobre o evento que tem o Grupo Globo como parceiro de mídia.

Sobre o perfil da participação, Ratto acena com a participação dos maiores clubes de São Paulo, sede do evento, stands ou conteúdo em cursos. “Mas o mais interessante é perceber a adesão de executivos e funcionários de Clubes, Federações e marcas ligadas ao Esporte para aprender e trocar. Essa é a função da Feira e ficamos felizes com o alcance desse engajamento”. Afinal, os profissionais que já atuam no meio do futebol também terão espaço na feira. Serão três dias de painéis com diretores de clubes brasileiros e internacionais como Orlando City, Paris Saint-Germain (PSG) e Real Madrid, além de representantes de confederações sul-americanas e ligas europeias, que estarão na lista de palestrantes.

Este que vos escreve fará parte da sala com o tema “A relevância das boas práticas de Governança e Compliance na gestão dos clubes”, promovido pela THE360, no dia 07.09. Os ingressos para a Brasil Futebol Expo estão à venda por R$ 15/dia. Crianças menores de 12 anos e pessoas acima de 65 anos não pagam.