Continental Pneus renova naming rights da Copa do Brasil para 2019

Fabricante alemã de pneus segue como principal patrocinadora do torneio em 2019

Os expressivos resultados de audiência e de exposição de marca obtidos pela Continental como principal patrocinadora da Copa do Brasil deste ano, levaram a fabricante alemã de pneus a anunciar a renovação de seu patrocínio de naming rights para a edição 2019 do torneio. A Continental é hoje o quarto maior fabricante de pneus do mundo, sendo líder absoluta de mercado na Alemanha, e ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

Ocupando posição de destaque na estratégia de comunicação da marca com o mercado brasileiro, a Copa Continental do Brasil se mostrou extremamente eficaz em ampliar o reconhecimento da Continental no país. Isso porque permite à marca conversar com um público distribuído por todo o território brasileiro. “Tínhamos a bem-sucedida experiência de patrocínio de três edições de um evento global de porte, a Copa do Mundo da FIFATM, que tem curta duração e é realizada em poucas cidades. Mas a nossa estratégia de patrocínio migrou dos grandes eventos globais para eventos regionais de expressão. E a Copa do Brasil, por sua capilaridade, nos pareceu o torneio ideal para apoiar nosso projeto de ampliação de brand awareness e de aproximação com nossos clientes regionalmente, utilizando como pano de fundo o futebol, a grande paixão do brasileiro”, explica Renato Sarzano, vice-presidente da Continental Pneus Mercosul.

O VP da Continental também projeta um dado interessante para a competição de 2019, que terá início no dia 6 de fevereiro, e projeção de finais disputadas nos dias 4 e 11 de setembro: com as 91 equipes que a disputarão, apenas três cidades por elas representadas ainda não tem uma revenda direta da Continental.“Isso permite um forte trabalho de engajamento com nossos clientes, mas também com nossos revendedores, que são os representantes da nossa marca em cada uma das cidades“, destaca com exclusividade o Executivo ao blog Esporte Executivo.

Copa Continental do BrasilA primeira experiência mundial de naming rights com a Copa do Brasil ocorreu em 2016, após a empresa ter aderido como patrocinadora nas oitavas de final no ano anterior. “Foi quando compreendemos a abrangência e a visibilidade proporcionada por um evento com mais de 100 partidas distribuídas ao longo de nove meses”, complementa Sarzano. Apenas este ano, conforme dados do IBOPE Repucom, a cobertura do torneio em emissoras de TV, jornal e websites proporcionou à Continental mais de 124 horas de exposição em TV (entre jogos e reportagens), o que representa 28% do total da exposição entre todos os patrocinadores do evento. A Copa Continental do Brasil registrou em 2018 mais de 680 horas de transmissões em TV. A audiência é outro fator que comprova a eficácia do campeonato: foram mais de 89 milhões de indivíduos acumulados.

Além disso, a competição apresentou dados de consistência e forte crescimento de engajamento no ano de 2018: mais que dobrou em relação à 2017, superando a marca de 7 milhões de ações de engajamento. Os perfis oficiais da Copa Continental do Brasil no Twitter, Facebook e Instagram acumularam cerca de 1,5 milhão de fãs. “Estamos falando do campeonato mata-mata que mais desperta interesse no brasileiro. Mais do que apenas uma plataforma de relacionamento, a Copa do Brasil é também uma ferramenta importante para o engajamento com os nossos fãs nas mídias digitais. Não olhamos para esse patrocínio apenas como uma placa no estádio. Para o ano que vem, estamos programando uma série de iniciativas capazes de aproximar cada vez mais o público do torneio da nossa marca por meio de dois pilares principais: experiência e conteúdo de interesse”, destaca Caio De Marchi, gerente de marketing da Continental Pneus Mercosul, acrescentando que as redes sociais serão uma frente cada vez mais explorada pela marca alemã e pela competição.