Clássico cearense em campanha de incentivo à doação de sangue

Ceará e Fortaleza aderem ao “Placar do Bem” e convocam seus torcedores até o término do Brasileirão 2019

O Instituto Pró-Hemoce (IPH), em parceria com os clubes Ceará e Fortaleza, lançou nesta quinta-feira (11) a campanha intitulada “Placar do Bem”. A ação, divulgada na sala de imprensa da Arena Castelão, tem como objetivo conscientizar a população para a doação voluntária de sangue de forma regular e aumentar o número de doadores nos postos de coleta do Hemoce, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. Ao se inscrever na iniciativa, cada doador informará seu time do coração e marcará um “gol” pelo seu clube neste clássico em que, ao fim, todos serão vitoriosos, seja qual for o resultado.

 (Eslin Sousa/Divulgação)

Para o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, que esteve presente no evento, é importante que os clubes de futebol contribuam com projetos de cunho social como esse: “Diariamente as pessoas estão precisando. O Fortaleza, com a marca que tem, pode incentivar sua torcida a participar com esse duelo saudável, do bem, de Fortaleza e Ceará, para que cada um dos seus torcedores possa fazer esse placar aumentar. No fim, todo mundo ganha, principalmente a sociedade e as pessoas que precisam de sangue”, destaca Paz.

Com os dois clubes na Série A, o cenário é perfeito para que a sociedade seja estimulada e fique atenta à importância da doação voluntária de sangue e medula óssea. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, nível abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Placar do Bem tem como expectativa atrair 2.000 voluntários para doar sangue nas unidades do Hemoce em Fortaleza e no Interior do Estado. Segundo o Dr. Ormando Campos, Presidente do Instituto, a consolidação da doação voluntária de sangue sempre é um desafio para os Hemocentros.

Durante todo o período da Série A do Campeonato Brasileiro, que se estende até o fim do ano, os times cearenses farão alusão à Campanha Placar do Bem, com visitas dos jogadores aos postos de coleta de sangue e ao Hemoce, ações presenciais nos jogos das duas equipes, iniciativas online nas redes sociais e coletas externas na sede dos dois clubes. Todos os acontecimentos da campanha poderão ser acompanhados através do site: http://www.placardobem.prohemo.org.br. Ao final do campeonato será contabilizado o Placar do Bem, ou seja, o total de doações de sangue conseguidas através da Campanha. É importante salientar que, ao se candidatar para doar sangue, o voluntário deve informar qual é o seu time do coração: Ceará ou Fortaleza, para marcar um gol pelo seu clube. Diferentemente dos clássicos em campo, na Campanha Placar do Bem, o resultado do jogo é único: a vitória para quem precisa receber o sangue doado.