CBAt apresenta marca e novo posicionamento no mercado

Entidade ganha nova identidade visual e Manifesto lança campanha com a assinatura Porque Todo o Brasileiro Vive o Atletismo

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) apresenta nesta manhã sua nova identidade visual como parte do projeto de reposicionamento da entidade no mercado esportivo brasileiro e perante a comunidade atlética. É um movimento inovador nos 40 anos de existência da entidade, em um cenário que exige modernização, governança e transparência. A divulgação da marca vem acompanhada de Manifesto que lança campanha com a assinatura Porque Todo Brasileiro Vive o Atletismo.

A logomarca da entidade, que usava a pista de atletismo como símbolo desde 2000, terá agora um novo formato, com linhas que fazem alusão ao cenário de competições, mas sem o uso das raias, mantendo a tradição com modernidade. Usa a tipografia Serif, tem cantos em ângulos retos e cantos arredondados, uma inferência a diversidade do atletismo. As letras possuem ligação, mostrando a união entre comunidade e CBAt, entre atletas e fãs, entre mercado e atletismo. A marca pode ser usada nas cores verde, azul, amarelo etc, mas o verde é prioridade. Tem formatos aplicáveis de ferramentas digitais da CBAt – site, hotsite de competições, facebook, instagram –, a backdrops, faixas, camisetas promocionais ou qualquer outro produto ou serviço com a chancela CBAt.

Outra inovação da CBAt é o selo powered by para marcar produtos criados e chancelados pela entidade, como oficial e de qualidade, como já é feito nos permits das corridas de rua. As inovações não são isoladas – integram o plano de reposicionamento da CBAt no mercado. “Muitas foram as motivações para o desenvolvimento do trabalho, como rejuvenescer a marca, aumentar o número de fãs do atletismo, se aproximar dos consumidores e clientes, ampliar atuação no mercado, diversificar receitas, viabilizar novos produtos e melhorar o portfólio de eventos e serviços da entidade”, resume o presidente da CBAt Warlindo Carneiro da Silva Filho.

O plano de reposicionamento da marca é liderado por João Gabriel Leite, gerente de Marketing e Projetos da CBAt, com o trabalho de especialistas que atuaram na expansão do Tour de France e lideraram campanhas e projetos especiais para empresas e clientes como Borússia Dortmund, Olgivy, Itaipava, Nestlé e Petrobras, dentre outros. Assinam projeto de posicionamento e estratégia Lucas Bueno e Sidnei Secolo. Foi desenvolvido o planejamento estratégico da marca, feita a criação de nova identidade e posicionamento, estruturação de estratégia comercial, reorganização do portfólio, precificação e estratégia de cross branded.

João Gabriel Leite ressalta que a iniciativa coloca a CBAt num patamar avançado no mercado esportivo, fortalece a busca por melhores soluções para a comunidade do atletismo e intensifica a entrega de resultados aos patrocinadores e parceiros comerciais atuais e tradicionais, como a Caixa Econômica Federal e Nike. “Devem ser os primeiros beneficiados com o projeto que vai ampliar o espectro de atuação da marca CBAt.” Os pilares a serem trabalhados são “pertencimento, valor, protagonismo, inovação, envolvendo toda a cadeia produtiva do atletismo, da CBAt, atletas, fãs…”, reforça João Gabriel.

A parceria com a Axigram Laboratórios, com o protetor solar Solst, uma entrega customizada, é um protótipo da nova atuação do Marketing da CBAt. O contrato entre a CBAt e a Axigram foi assinado em fevereiro. A CBAt e a Axigram viram a oportunidade de ampliar o leque de atuação, falar de forma distinta sob um produto da marca. O Solst recebeu a chancela de protetor solar da seleção brasileira de atletismo e será parceiro de conteúdo na webserie Vida de Atleta, que será lançada em abril, e na plataforma Os Especialistas, que já está no mercado.

 (CBAt/Divulgação)