BV amplia atuação e patrocina dois dos maiores eventos de skate do mundo

Conversamos com Claudia Furini, Superintendente de Marketing e Sustentabilidade do Banco Votorantim, sobre a estratégia da marca.

A BV, marca de varejo do Banco Votorantim, patrocina dois dos maiores campeonatos mundiais de skate: WS Park Skateboarding World Championship (Mundial de Park) – que aconteceu na última semana em São Paulo,  e o SLS Word Championships (Mundial de Street), iniciado hoje e que vai até o próximo dia 22. A BV possui uma plataforma de esportes que tem como objetivo desenvolver o esporte de base em todo o país. Além do skate, apoia outras modalidades em parceria com institutos liderados por grandes atletas: Instituto Serginho10, do líbero de vôlei Serginho; Instituto Próxima Geração, do tenista Mauro Menezes; Instituto Reação, liderado pelo judoca Flávio Canto e que tem o campeão Panamericano David Moura como embaixador da unidade de Cuiabá (MT); M4NasEscolas, do multicampeão de basquete Marcelinho Machado; e Instituto Esporte e Educação (IEE), da Ana Moser (vôlei). Falamos com Claudia Furini, Superintendente de Marketing e Sustentabilidade do Banco Votorantim, pra entender melhor essa estratégia.

A BV iniciou uma importante parceria com o universo esportivo, fundamentalmente porque não mira o curto prazo. Como é pensar em uma estratégia parceira para o longo prazo e como ser um real parceiro no longo prazo?

A BV optou pelo caminho mais longo no patrocínio esportivo, que é o envolvimento na base e educação. O esporte tem um poder de transformação muito forte e isso não significa que o objetivo é formar apenas campeões. Os institutos apoiados pela BV tem o intuito de ensinar na teoria e na prática modalidades que geram valores como união, disciplina e respeito ao próximo. Se a cada projeto apoiado sair um atleta de alto rendimento, ficaremos felizes, mas o foco principal é priorizar a formação de cada uma dessas crianças e jovens que podem ter nos nossos atletas exemplos de conduta esportiva e de vida.

 (Divulgação BV/Divulgação)

O Skate é uma das modalidades que mais crescem no país. Há um desejo de ser protagonista dessa modalidade no Brasil?

O apoio da BV começou no esporte de base por meio de institutos de renomados nomes do esporte brasileiro que atendem centenas de crianças. Com os skatistas Yndiara Asp, Murilo Peres, Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, além do judoca David Moura e a tenista Bia Haddad, a BV entrou no esporte de alto rendimento. Temos também uma parceria com o multicampeão Bob Burnquist, que reforma pistas por todo o Brasil – até o momento foram revitalizados espaços em Belo Horizonte (MG), Lauro de Freitas (BA), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Sapiranga (RS). Além disso, kits modulares de rampas e obstáculos projetados pelo Bob denominados Burnkit serão instalados em escolas públicas do país. São todos atletas que disputam os principais campeonatos do mundo e, consequentemente, trazem mais visibilidade para a BV. Porém, o maior objetivo não é ser protagonista dos esportes, mas sim contribuir nas próximas conquistas de cada um deles, sendo uma parceira alinhada com as expectativas de cada atleta.

Está nítido que, assim com o alto rendimento, vocês observam o potencial no esporte de formação. Como estratégia, financeiramente, e não é necessário explicitar o valor, é possível apontar que é possível apoiar diversos projetos de formação, alcançando mais gente, ao invés de ter foco em uma única modalidade de alto rendimento?

Existem alguns caminhos para gerar visibilidade para a marca. O primeiro é o mais clássico: estampar seu logo em camisas de instituições esportivas. Porém, nós da BV, acreditamos no poder transformador do esporte. Não apenas focado no mundo do esporte em si, mas na mudança que ele pode causar na vida da pessoas. Então, ao se associar a grandes nomes do esporte brasileiro, seja do alto rendimento ou dos atletas que querem dar um retorno à sociedade, a BV mostra que aposta e confia no caminho mais longo, porém, que impacta diretamente no cotidiano de milhares de brasileiros.

Com a BV pensa que pode ser estratégica para o desenvolvimento do esporte e sua gestão Brasil afora?

O apoio da BV no esporte está em todo o Brasil. Temos projetos localizados em São Paulo e Rio de Janeiro, mas também estamos apoiando a expansão do Instituto Reação, que é referência no trabalho de transformação social pelo esporte, para Cuiabá, no Mato Grosso do Sul. Além disso, em parceria com o Bob Burnquist, reformamos pistas de skate no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia.