Barreira de pneus é ativação inteligente da Bridgestone na Libertadores

Em ação inédita, criada em parceria com a agência VML, empresa transformou placa de campo de futebol em barreira de proteção para repórteres e fotógrafos

Sabe aquela tradicional barreira de pneus nas corridas de Fórmula 1 e demais modalidade do automobilismo para segurança dos envolvidos na prova? Pois bem, a Bridgestone teve a ótima ideia de importá-la para o Futebol. Mas o fez em um contexto interessante. A vida dos jornalistas, repórteres fotográficos e cinegrafistas que trabalham a beira dos campos de futebol não é fácil.  Além de concentração e preparo físico para captar os melhores registros, precisam ter muita agilidade para evitar boladas e trombadas com jogadores. Este é o propósito principal da “Barreira Bridgestone”: proteger os profissionais e seus equipamentos de eventuais acidentes. A iniciativa inovadora, idealizada pela agência VML, é a primeira da série de ações que a Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, realizará ao longo do ano para a ativação do patrocínio da CONMEBOL Libertadores 2019.

Com a ação, a Bridgestone, que acaba de renovar o patrocínio do torneio de futebol mais importante da América Latina até 2022, ampliando a parceria também para a competição CONMEBOL Sul-Americana pelo mesmo período, dá continuidade à sua estratégia de investir em inovações para aproximar, cada vez mais, os consumidores de suas paixões, como por exemplo, o futebol.  Pela primeira vez, uma placa de campo estática convencional vai se tornar uma barreira de pneus, lembrando muito sua disposição nas provas de automobilismo. A ação da marca estará em campo já na partida de hoje no Maracanã (RJ), quando o Flamengo enfrentará o San José, da Bolívia.

“O pneu é o único ponto de contato entre o veículo e o solo e um item essencial para a segurança. A ação também reforçará características como nossas como performance e tecnologia”, comenta Oduvaldo Viana, diretor de Marketing da Bridgestone. “É importante ativarmos nossa marca fugindo do tradicional e, com inteligência, ressaltarmos atributos de nossos pneus”, reforça o executivo em conversa exclusiva com o Esporte Executivo. “A paixão que envolve uma competição esportiva na América Latina alcança a paixão no cuidado pelos veículos, mesmo que as tomadas de decisão para este universo sejam mais racionais”, completa.

 (Divulgação Bridgestone/Divulgação)

A Barreira Bridgestone passou por vários testes para garantir a fixação adequada, de acordo com todos os critérios de segurança da CONMEBOL. A peça conta com uma estrutura metálica, seguindo as mesmas dimensões das placas estáticas atuais, e uma “faixa” composta por 45 pneus, onde estará estampada a marca Bridgestone.

“Ao invés de usar a tecnologia de terceiros para fazer uma placa digital, decidimos apostar em uma placa 100% analógica, usando apenas a tecnologia de ponta do nosso próprio cliente – sua qualidade superior em pneus – criando uma ativação de campo realmente inédita que vai ajudar a diferenciar o patrocínio da Bridgestone de todos os outros”, afirma Adriano Abdalla, VP de Criação da VML.

Para apresentar a Barreira Bridgestone, foi produzido um filme que traz depoimentos dos jornalistas Lara Mota e Léo Lucas, do radialista argentino Román Laurito, do fotógrafo Flávio Hopp e do cinegrafista Carlos Varela, que relatam suas experiências durante a cobertura de jogos de futebol, destacando a importância da segurança. O vídeo você, leitor do Esporte Executivo, vê primeiro no início desta publicação.

Para ampliar a visibilidade gerada pelas transmissões de TV, durante a partida, uma ação com influenciadores de futebol, nas mídias sociais, vai aproximar os torcedores da ação com a Barreira Bridgestone. Além disso, também estão previstas ações de branded content para promover a Barreira Bridgestone em programas de TV esportivos.

A estratégia de comunicação integrada para promover as ativações da empresa, incluindo a Barreira Bridgestone, também contempla uma série de ativações promocionais, para públicos diversos e em diferentes meios, além dos canais digitais da empresa.