A pirâmide do marketing em rede

A vida me ensinou a aprender mesmo com quem não tenho simpatia. Dou a eles assim alguma utilidade para terem cruzado meu caminho. E foi de um destes que ouvi a frase: “o problema do mundo de hoje é que está começando a faltar bobo pra tanto malandro”. No que diz respeito ao tão falado “marketing de rede”, mais uma das milhares roupagens dadas à tradicional “pirâmide”, a frase é perfeita.

Basta abrir seu facebook e as propagandas começarão: “Descubra como eu ganhei milhões sem sair de casa trabalhando somente duas horas por dia”, “Conquiste milhões de seguidores e potencialize o seu negócio”, “Os segredos do marketing de rede revelados como nunca antes”, e por ai vai. Todos se propondo a mostrar algo diferente, revelador, bombástico, que irá tornar sua jornada até os milhões rápida e certa. Na prática, todos absolutamente iguais, uma repetição de uma formuleta criada em cima dos princípios de psicologia social tão bem descritos nos livros de Robert Cialdini.

Depois de fazer os cursos, gastarem milhares de reais, e darem com os burros n’água, as pessoas percebem que só existe uma opção para recuperar o dinheiro que perderam nos tais cursos. Reforçar sua crença em seus gurus-carrascos-charlatões de estimação e tornarem-se também vendedores de fórmulas milagrosas (este também um fenômeno muito bem explicado por outro gênio da psicologia social, Elliot Aronson). Da noite pro dia viram “coaches”, “mentores” ou professores de “marketing de rede”. E a brincadeira toda vira ser dar um curso para bobos que vão se tornar professores de bobos que por sua vez ensinarão a fórmula milagrosa a outros… bobos.

Nesta altura do campeonato, alguns dos “malandros” de plantão que leem o artigo estão se coçando na cadeira prontos para rebater: “Ele fala sem saber! Não conhece o meu caso! Eu consegui realmente ganhar dinheiro com o marketing em rede!”. É verdade, existem os casos dos que ganham dinheiro fazendo isso lá do topo da pirâmide, e alguns raríssimos que ganham aplicando em seus negócios. Como existem os que melhoram seus negócios mudando uma letra do nome da empresa, fazendo estudos energéticos do escritório com parapsicólogos ou colorindo as paredes das salas utilizando a cromoterapia. A verdade é que mesmo sem fazer nada um percentual das coisas que vão mal passa a ir bem e isto se chama estatística. Mérito dos malandros do marketing em rede que sabem se utilizar dela para convencer seus bobos-alunos.

As pessoas estão começando a acordar. O dinheiro livre para cursos está cada vez mais escasso e as informações sobre seus resultados mais disseminadas, fazendo com que cada vez menos estejam caindo no conto do vigário de enriquecer rapidamente ou multiplicar os negócios de suas empresas em semanas através de formulas e cursos milagrosos. Ainda sobrarão malandros, é claro, mas serão menos em quantidade. Afinal, foi Einstein que dizia que só existem duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana. Einstein, porém, fazia sempre uma ressalva que em relação à primeira não tinha certeza…

Querem fazer um curso para mudar suas vidas? Busquem algo que aplicarão em vocês mesmo e não algo que ensinarão aos outros. Algo como uma reeducação alimentar, um maior conhecimento técnico de sua profissão ou mesmo um curso que te ensine uma profissão nova. Desde que a profissão não seja a de “enganador de bobos”.

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  1. Jhonnes Victor Lima da Silva

    Eduardo Moreira. Grato por compartilhar sua opinião, eu respeito apesar de não concordar com grande parte dos seus comentários. Um forte abraço e felicidades.

  2. Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede , é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores.

  3. Marcelo Carneiro Maia

    E pau no negócio “porque pra mim não funciona” hahaha’ E se tratando do MMN é um pega bobo mesmo, tanto que “Hoje o Marketing de Rede é um tipo de negócio muito comum nos Estados Unidos e no Japão, onde fortalece muito a economia do país. É um mercado responsável por girar bilhões de dólares por ano, e também responsável por 27% do PIB dos Estados Unidos e 23% do PIB do Japão, que são duas potências econômicas gigantes.” o Brasil está em 4º lugar… acho que sua matéria não tem um minimo de sustentabilidade.. mostre números na próxima. Falar por falar até papagaio fala.. Boa sorte nas próximas matérias ;)

    1. giovanni Vasconcelos

      Depois dessa .. apagava a matéria pra não ficar feio Eduardo Moreira .. estudou econômia e usa apenas achismo … Esse aí é do tipo Ciro Gomes kkkkk usando frase de efeito pra ficar um cocô bonito

  4. Então Eduardo.. acompanho algumas postagens suas… mas sinto dizer que essa você foi extremamente infeliz! Um pouco mais de informação quanto ao MMN não seria nada mal. Pirâmide é uma coisa, mmn é completamente outra. Até concordo que existem empresas que utilizam-se de forma desonesta do nome mmn para iludirem algumas pessoas… mas repito! Isso não é mmn… é pirâmide! E pirâmide é ilegal! Enfim… espero que nas proximas matérias você seja maiz feliz nos argumentos! Abraco

  5. Katia Coelho

    Eduardo Moreira, sinceramente para escrever sobre um determinado assunto, ainda mais em um blog de uma marca conceituada como a Exame, é necessário ter informações reais sobre o mesmo. Pelas suas palavras você demonstrou ser completamente leigo sobre o assunto Marketing de Rede que aliás é a forma mais utilizada de distribuição e venda nos dias de hoje. As grandes marcas que estão no varejo estão migrando para este sistema por isso. O que você chama de formação de “bobos” é exatamente dar uma formação técnica e comercial para pessoas que não teriam a mínima oportunidade no mercado tradicional. Transformar vidas no sentido financeiro e intelectual, dar formação, informação, noções de tecnologia e acesso a quem muitas vezes, não sonhava em ter. Portanto meu querido, saia do seu pedestal e vá pesquisar como tudo funciona, vá enxergar com seus próprios olhos a mudança de vida de muitos que decidiram trabalhar neste sistema. E faça isso urgente, para não queimar a sua imagem.

  6. Armand Bates

    Extremamente irresponsável e mentiroso o seu post!
    Marketing multinível é uma coisa. Pirâmide é outra!
    Vendo seu perfil: “autor do best-seller…” que ninguém nunca ouviu falar. E aí se acha muito gabaritado em falar sobre aquilo que não conhece.
    Um perfeito ****** (não foi censurado pelo site, eu mesmo coloquei os asteriscos para que as pessoas o adjetivem como quiserem).

  7. Octavyano DiniZ

    Sou teu fã Eduardo Moreira tenho e li dois livros teus e tive o prazer de fazer um curso seu, além de ser um divulgador de teu site de aplicações.
    Não quero emitir nenhuma opinião apenas sugerir a Leitura de dois livros de Robert Kiyosaki – Escola de Negócios e O Negócio do Século XXI além de conhecer a História do Marketing de Rede.
    Forte abraço

  8. marcos henrique

    É sério amigão? e as mudanças do século? quem não vive conectado hoje em dia?

  9. Rog¿rio soriano

    Ola Meu amigo, Você foi muito infeliz no seu ponto de vista, aproveite para corrigir afinal você reclama dos cursos, e o que o marketing de rede tem haver com a atitude daqueles que vendem cursos? quer dizer q as referencias que você citou podem ser comercializadas agora as referencias que você não conhece não pode? qual a sua base de julgamento? Para alguém que já escreveu um bestseller você precisa estudar mais. abraços

  10. Paulo Rabelo

    Como disse o amigo Jhonnes abaixo este texto não passa de mera opinião do autor, uma pena, ao invés de basear-se em fatos reais do qual qualquer profissional do Marketing (diga-se de passagem de Rede, Digital ou Tradicional), necessita trabalhar muito e quando digo muito é muito mesmo, para alcançar algum resultado, todos sabem que não existem fórmulas milagrosas, os que alcançam algum sucesso, com certeza o mesmo fora alcançado a duras penas e muito suor, as “receitas” aqui chamadas de “Pirâmide dos Bobos”, funcionam para quem Trabalha (com “T” maiúsculo) e não para quem espera milagres! O senhor autor, graduado, não faz a sua parte não que eu quero ver se vai vender algum livro! Mas com certeza conseguiu o que queria, aparecer na mídia e fazer outros “bobos” a continuarem presos na “caixinha”!

  11. Matheus Armani

    Eduardo Moreira, realmente você é um grande profissional na sua área! E como pessoa de sucesso sabe que todos nós cometemos erros. No seu caso, no texto você abordou duas coisas diferentes como se fosse uma só! Sugiro que você estude o assunto antes de publicar algo tão pré-conceituoso em um portal tão fidedigno. Mais preparação na próxima.

  12. Mônica Passos (Belcorp - L'Bel/Esika)

    Olá Eduardo, acho sim muito importante ver textos como o seu, infelizmente, ainda vemos muitos oportunistas que realmente vendem o negócio como a formula da loteria premiada. Porem, ainda temos empresas sérias, que usam a Venda Direta como forma de distribuir melhor seu produto. Ao analisar uma empresa de MMN é muito importante verificar alguns pontos como, a qualidade do produto (tem que ser vendável), a estrutura da empresa (física e financeira). Se quiserem mais informações é só entrar em contato 11 98898-8140

  13. Augusto Spineli

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