Do desenho animado para a vida real

Preparem-se: em breve, carros voadores começarão a fazer parte da paisagem urbana

Até pouco tempo atrás, a projeção de uma cidade futurista nos desenhos animados era composta por carros voadores. Ao menos era assim em “Os Jetsons”, série de televisão de grande sucesso produzida pela Hanna-Barbera, exibida entre 1962 e 1963 e depois relançada entre 1984 e 1987 — eu sei, eu sei, minhas lembranças entregam a minha idade. O tema central do programa focava na era espacial, introduzindo no imaginário das pessoas como seria o amanhã da Humanidade: cidades suspensas, trabalho automatizado, robôs no dia a dia, claro, carros voadores, lunares e intergaláticos.

Semana passada foi a vez de Porsche e Boeing mostrarem que não estão assistindo de braços cruzados a concorrência trabalhar. As empresas se uniram para explorar o mercado premium de mobilidade urbana, estendendo o tráfego urbano para o espaço aéreo. Pelas notícias mais recentes, já está em desenvolvimento um veículo de decolagem e pouso vertical totalmente elétrico. Em breve, começarão os testes com o protótipo, que já podem ser vistos em simulação virtual.

Simulação virtual de um carro voador a ser criado por Porsche e Boing Simulação virtual de um carro voador a ser criado por Porsche e Boing

Simulação virtual de um carro voador a ser criado por Porsche e Boing (Boeing/Divulgação)

Mais cedo ou mais tarde, sabíamos, esse tal futuro chegaria…

Chico Barbosa é jornalista, escritor e editor da CBNEWS e autor do blog Car & Fun. Instagram: @Chico.Barbosa