Notícias antigas de EXAME voltam a ser divulgadas para confundir eleitores

Reprodução de conteúdo antigo fora de contexto em redes sociais faz matérias de EXAME voltarem à lista de mais lidas

São Paulo — Quem acompanhou o site EXAME nesta semana pode ter reparado que algumas notícias antigas estranhamente voltaram para a lista dos textos mais vistos do portal.

Essas matérias, que têm conteúdo político, têm sido divulgadas em páginas de redes sociais a favor e contra candidatos nas Eleições 2018 com o intuito de confundir e influenciar eleitores, algumas vezes por robôs que fazem reprodução de conteúdo de forma automática.

Para ajudar os leitores a identificar esses textos antigos que estão sendo compartilhados como se fossem novos, o site EXAME passou a identificar em negrito e logo acima do início do texto quando o conteúdo foi originalmente publicado.

O site EXAME repudia a divulgação fora de contexto de matérias verdadeiras de nossa autoria por páginas que querem se aproveitar da credibilidade da marca EXAME para confundir eleitores. Vamos continuar tomando medidas para evitar que isso ocorra.

Uma coalizão de 24 veículos de mídia, incluindo EXAME, tem combatido a disseminação de notícias falsas ou fora de contexto durante a campanha eleitoral deste ano, através do Projeto Comprova.