Mariana Fonseca, de EXAME, recebe mais um prêmio de jornalismo da ABF

A premiação da da Associação Brasileira de Franchising, em que Mariana foi uma das vencedoras, destacou os melhores trabalhos jornalísticos sobre franquias

A jornalista Mariana Fonseca, de EXAME, acaba de receber, pela segunda vez, o prêmio ABF Destaque Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mariana foi a vencedora do prêmio de jornalismo com a reportagem “Franqueados do Boticário tinham um problema. Por isso, criaram uma startup”.

A reportagem vencedora conta a história da startup Finanças 360°, criadora de um aplicativo de gestão financeira voltado para empresas que operam no sistema de franquia. Seus fundadores eram franqueados que sentiam necessidade de uma ferramenta desse tipo para gestão do negócio.

Mariana já havia recebido o mesmo prêmio em 2017, com a reportagem “Eles têm várias franquias ao mesmo tempo – e contam seus truques”. Antes disso, outros jornalistas de EXAME tinham vencido a premiação da ABF em 2014 e 2016.

O prêmio ABF Destaque Franchising, realizado há 25 anos, é a principal premiação do mercado de franquias brasileiro. A edição deste ano teve seis categorias: Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Personalidade do Ano, Jornalismo, Sustentabilidade e Trabalho Acadêmico.

Mariana foi vencedora do prêmio de jornalismo na subcategoria Mídia Digital. Outros quatro jornalistas foram premiados em diferentes subcategorias:

  • Jornal Impresso – Letícia Ginak e Bianca Soares, de O Estado de S.Paulo
  • Revista – Ticiana Werneck, da Revista HSM
  • Mídia Regional – Thaine Belissa, do Diário do Comércio de Minas Gerais