Ibovespa sobe pelo 4º pregão seguido, com fraco volume

O Ibovespa fechou em alta de 0,53 por cento, a 56.076 pontos

São Paulo – O principal índice de ações da Bovespa subiu pelo quarto pregão consecutivo nesta quarta-feira, na mais longa sequência de alta desde fevereiro, impulsionado pelo avanço de siderúrgicas e da OGX na sessão.

O Ibovespa fechou em alta de 0,53 por cento, a 56.076 pontos. Mas o pregão foi morno, reflexo de feriado nos Estados Unidos. O giro financeiro na Bovespa foi de 4,03 bilhões de reais, menos da metade da média diária de junho.

“O mercado está um marasmo, com volume muito fraco”, disse um gestor de um fundo de investimentos em São Paulo, que ajuda a gerir 800 milhões de reais. “Sem investidores estrangeiros, especialmente os norte-americanos, nosso mercado não anda”, acrescentou a fonte, que pediu para não ser identificada.

Desde sexta-feira, quando os mercados embalaram um rali após acordo entre líderes da zona do euro no combate à crise da região, o Ibovespa acumulou alta de 6,5 por cento, o maior avanço percentual para 4 dias desde dezembro de 2011.

Mas ainda não se trata de reversão de tendência, segundo fontes do mercado. “Não vejo muito motivo para otimismo, porque muita coisa ainda precisa ser definida na Europa”, afirmou o gestor. Ele avaliou que reunião do Banco Central Europeu, na quinta-feira, e dados do payroll nos Estados Unidos, na sexta-feira, devem definir um rumo para os mercados.


O analista gráfico Marcelo Salinas, da Estratégia Investimentos, afirmou que o Ibovespa ainda está testando a resistência nos 56 mil pontos. “Se romper de fato essa tendência de baixa, então o índice pode encontrar espaço para recuperação talvez até os 61 mil pontos.” O setor de siderurgia impulsionou o índice na sessão, com as empresas do setor aproveitando a alta do dólar para aumentar preços de produtos de aço.

Usiminas subiu 3,25 por cento, a 6,99 reais, e CSN avançou 3,07 por cento, a 12,44 reais.

“O reajuste seria positivo e necessário para as siderúrgicas, que conseguiriam recuperar um pouco as margens, que estão pressionadas desde o começo do ano passado”, afirmou o analista de siderurgia Victor Pena, do BB Investimentos.

OGX subiu 2,95 por cento, a 6,28 reais, com o maior giro financeiro da Bovespa, de 295,82 milhões de reais.

Ainda entre as blue chips, a preferencial da Vale avançou 0,38 por cento, a 40,01 reais, enquanto a da Petrobras caiu 0,21 por cento, a 18,95 reais.

B2W e Oi ficaram entre as maiores altas do Ibovespa, ambas com avanço de 4,55 por cento. Em sentido oposto, Gafisa foi a maior baixa, com queda de 3 por cento.