Xperia Pro

logo-infolab

Novo modelo da linha Xperia, este aparelho ganhou interface redesenhada para o Android 2.3 e tela de 3,7 polegadas com uma proteção que a deixa mais resistente. Um degrau abaixo dos topo de linha, o Xperia Pro possui teclado QWERTY, bom para quem usa muito as redes sociais ou digita textos longos. Um ponto negativo é a câmera de 8 megapixels com flash LED, que faz fotos com qualidade mediana e não grava vídeos em full HD (1.080p). 

 Em todos os aspectos, o Xperia Pro é o aparelho completo da Sony Ericsson. A tela de 3,7 polegadas tem proteção contra riscos, mas não Gorilla Glass, e resolução de 480 por 854 pixels, leva a Sony Bravia Engine que garante fidelidade nas cores e possui excelente resposta aos toques. O tamanho é suficiente para quem gosta de jogar, rodar vídeos e navegar na web, mas sem o inconveniente exagero, como nos aparelhos com telas superiores a 4 polegadas. O espaço também torna a digitação no teclado virtual confortável, ao contrário do que ocorre em seus irmãos Xperia Mini e Mini Pro.

O teclado físico QWERT é confortável, com bom espaçamento entre as teclas e layout no padrão brasileiro (com a tecla cedilha). Assim como no Milestone 3, as teclas numéricas possuem uma disposição similar à de um teclado de PC e são ativadas pelo botão de função.

 Pesando 142 gramas e medindo 5,7 por 12,0 por 1,6 centímetros, o Xperia Pro é bastante portátil e oferece uma boa pegada. Construído completamente em plástico, a remoção da tampa traseira é uma tarefa árdua, e necessária para acessar o cartão microSD de 8 GB. O botão dedicado à câmera também pode proporcionar um uso incômodo pela falta de sensibilidade, principalmente em fotos que exigem uma firmeza maior das mãos. Na face frontal há três botões físicos logo abaixo da tela dedicados a voltar, home e menu. O botão para ligar/desligar o aparelho e travar a tela está isolado em uma das laterais, enquanto volume e controle da câmera acompanham a entra microHDMI na lateral oposta. 

 A conexão com uma TV pela porta microHDMI oferece uma resolução de saída em 720p (HD). O uso do sistema é quase sempre condicionado à horizontal, o que faz bastante sentido se levarmos em conta a proporção da tela. Na conexão com TVs o Xperia Pro tem seu brilho ofuscado pelos concorrentes, que suportam 1.080p, possuem interfaces de central multimídia (como Atrix e Arc S, da própria Sony Ericsson) e executam arquivos de vários formatos. Infelizmente, o player nativo do Xperia Pro só aceita arquivos MP4, H.264 e WMV. 

 Rodando a versão 2.3.4 (Gingerbread) do Android, a Sony Ericsson ganha pontos com a interface Timescape. Além de layout próprio para ícones, sistema de menus e temas, há também uma animação interessante no movimento de pinça na tela inicial. Todos os widgets explodem e, ao clicar em algum deles, o usuário é levado à tela que ele pertence. O aplicativo que dá nome à interface passou por uma atualização e ficou mais ágil. O Timescape reúne as atualizações de redes sociais e mensagens recebidas por SMS e e-mail. A navegação pelas mensagens é feita na vertical, com um efeito interessante e imagens de fundo.

O aparelho também traz servidor de mídia (DLNA), Integração com Facebook nos aplicativos (calendário e descoberta de mídia), gerenciador de conexões (LiveWire), Let´s GOLF da Gameloft, sincroinia online via Sony Ericsson Sync e Office Suite Pro para edição de arquivos Microsoft Office.

Assim como os outros aparelhos da linha, o Xperia Pro conta com um excelente player de áudio. São exibidas as capas de alguns, há os controles tradicionais de reprodução e organização da biblioteca e pesquisa de letras e músicas no YouTube. Os formatos de áudio compatíveis são: MP3, WMA, WAV, eAAC+, Ogg e MIDI.

A câmera traseira tem resolução de 8,1 megapixels e flash LED. As imagens registradas em 3.264 por 2.448 pixels tem qualidade acima da média. Em ambientes bastante iluminados a câmera oferece boa fidelidade nas cores e bastante nitidez. Em ambientes pouco iluminados o ruído é bastante aparente. Com detecção de face, estabilizador de imagem e recurso para fotos panorâmicas em 3D, a câmera também impressionou pelo modo macro de qualidade. A gravação de vídeo é feita em 720p a 30 quadros por segundo. Mesmo com uma qualidade inferior aos modelos top de linha, a qualidade do vídeo e captação de áudio fica na média.

Ficha técnica

Conexão 3G
SO Android 2.3.4
Armazenamento 1 GB + 8 GB (microSD)
Duração de Bateria 4h20min de bateria
Câmeras 8,1 MP
Peso 142 g
Processador S2 1 GHz

Avaliação técnica

Prós Teclado confortável para digitação. Configuração intermediária com bom desempenho.
Contras Saída HDMI em 720p; Suporte a poucos formatos de vídeo
Conclusão Aparelho com bons recursos e ótima interface
Média 8.0
Preço R$ 1199