Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,29%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,58% 63.715 pts
Pontos 63.715
Variação -0,58%
Maior Alta 3,61% FIBR3
Maior Baixa -3,10% TIMP3
Última atualização 29/05/2017 - 15:40 FONTE

WhatsApp pode ganhar proteção por senha em breve

Além de oferecer mais privacidade aos usuários, o sistema adiciona ainda mais um passo na cadeia de proteção do aplicativo

São Paulo – O WhatsApp pode ganhar em breve uma opção extra de segurança: de acordo com o site Android Authority, o aplicativo está trabalhando em uma atualização que pode proteger o usuário através de uma senha de seis dígitos – tal como uma conta bancária, por exemplo.

Segundo o site, a notícia surgiu a partir de um programador contratado para traduzir frases e contextos do programa do inglês para o holandês.

Entre as frases, estão sentenças como “Insira a senha atual de seis dígitos”, “Senhas não combinam, tente de novo” e até mesmo “Digite o email de recuperação em breve”.

Outra linha de comandos, por sua vez, sugere que o tal email de recuperação – recurso que pode ser usado caso você esqueça sua senha – poderá ser opcional.

Ter essa alternativa, no entanto, é uma boa, impedindo que você deixe de trocar mensagens com seus amigos só porque esqueceu uma senha. No caso do WhatsApp, isso seria ainda pior, porque cada conta está atrelada a um número telefônico.

Além de oferecer mais privacidade aos usuários – especialmente no caso de terem seus celulares roubados -, o sistema adiciona ainda mais um passo na cadeia de proteção do aplicativo, que adicionou recentemente ao seu sistema a criptografia de fim a fim.

Vale lembrar que, por um sistema de senhas parecido, o FBI e a Apple entraram em uma batalha judicial gigante no final de 2015 – resolvida apenas com a contratação, por parte da agência de inteligência americana, de hackers para desbloquear um iPhone 5C utilizado por um dos atiradores do massacre de San Bernardino.

Grupos

Se você silencia grupos da família por um ano, uma notícia pode abalar sua tranquilidade digital. Uma atualização do WhatsApp que ficou disponível na terça-feira, 20, permite que pessoas sejam marcadas por outros usuários em grupos, enviando notificações de mensagens mesmo que o grupo seja silenciado.

Para marcar alguém, basta inserir o símbolo “@” antes do nome do contato – como já é feito em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Também é possível marcar vários contatos em uma única mensagem, assim como pessoas que não estejam na sua agenda de contatos, mas que fazem parte do grupo.

Esta é mais uma estratégia do Facebook, empresa que detém o aplicativo de mensagens, para que os usuários se comuniquem cada vez mais.

Afinal, agora, mensagens daquela sua tia no grupo na família não se perderão mais entre tantas outras conversas.

A nova atualização também expandiu o tamanho dos grupos de 100 para até 256 participantes, tornando o “@” ainda mais vital para o funcionamento do app.

O novo recurso está disponível para Android e iOS, mas ainda não pode ser encontrado no serviço para desktop.