Waze ajudará motorista a evitar multas por rodízio

Nova ferramenta do aplicativo ajudará os motoristas da cidade de São Paulo a não esquecer do rodízio de carros

São Paulo – O Waze adicionou nesta segunda-feira (10), em seus apps para Android e iOS, um novo recurso para ajudar os motoristas da cidade de São Paulo a não esquecer do rodízio de carros.

Com a nova ferramenta, os usuários são conduzidos por caminhos fora da zona de restrição nos dias de rodízio dos veículos, o que retira a necessidade do motorista saber quais são as ruas em que ele pode ou não dirigir.

Para usar a novidade, tudo que o usuário precisa fazer é entrar nas configurações de navegação e cadastrar os dois últimos dígitos da placa do seu carro.

Segundo uma mensagem no aplicativo, após o cadastro, o usuário passará a ser guiado pelo programa baseado na política de rodízio veicular de sua cidade.

Ou seja, em dias de rodízio, o aplicativo ainda irá calcular a rota mais rápida, só que ela será feita evitando a zona de restrição.

Embora uma função com princípio similar já existisse em outros lugares do mundo – como em Paris, onde os usuários do Waze são avisados quando entram e saem de “zonas de controle” –, a cidade de São Paulo é a primeira do mundo a receber essa tecnologia de cálculo de rotas personalizadas em dias de restrição.

Um detalhe interessante da novidade é que ela foi o resultado de uma solicitação feita pelos usuários do aplicativo em julho do ano passado, no fórum do Waze.

Entre as mensagens escritas por eles, está uma feita por Elton Gameiro, que diz que “seria sensacional [se o Waze tivesse uma ferramenta para evitar o rodízio]. Mas para ser útil, ele [o Waze] deveria traçar a rota sem passar pela área de rodízio, ou informar que é impossível alcançar o destino sem passar por ela”. Pois é, Elton, passaram-se alguns meses, mas essa função enfim chegou.