Walmart anuncia fechamento de 25 lojas no Brasil

Em outubro, a companhia já tinha anunciado sua intenção de fechar algumas de suas unidades no Brasil

O Walmart, a maior rede mundial de supermercados, anunciou nesta quinta-feira que fechou 25 de suas lojas no Brasil, como consequência das despesas no ano fiscal que terminou em janeiro afetado por encargos trabalhistas e pela queda dos ganhos de operações internacionais.

“O Walmart Brasil tem experimentado um aumento significativo das reivindicações trabalhistas nos últimos anos, como resultado dos esforços da empresa para melhorar a produtividade e reduzir custos”, afirmou a empresa em comunicado.

A situação no Brasil e em outros países como China e Índia, com despesas extraordinárias de US$ 1 bilhão, foi crucial para que a companhia terminasse o ano fiscal com uma queda do lucro de 5,7%, para até US$ 16 bilhões, em comparação com 2012.

Em outubro, a companhia já tinha anunciado sua intenção de fechar algumas de suas unidades no Brasil, particularmente as de pequeno e médio porte.

A multinacional tem 540 unidades no Brasil com as bandeiras Walmart, Hiper Bompreço, BIG, Bompreço, Nacional, Mercadorama, Maxxi, Sam’s Club e Todo Dia.