Vídeo impressionante mostra 7 mil aviões sobre o Reino Unido

Um vídeo mostra os caminhos percorridos pelos 7 mil voos que sobrevoam o Reino Unido num dia típico de Verão

São Paulo — Um vídeo publicado pela NATS, a empresa que controla o tráfego aéreo no Reino Unido, torna visíveis as aerovias percorridas pelos aviões. As imagens impressionam. Nas Ilhas Britânicas, são, em média, 6 mil voos diários seguindo caminhos de intenso tráfego.

“Nosso espaço aéreo é movimentado e complexo. E há sempre muitas coisas acontecendo nele”, diz Brendan Kelly, diretor de operações da NATS, no blog da empresa. 

“Em cada ano, nós administramos por volta de 2,2 milhões de pousos e decolagens. O pico de movimento passa de 8 mil operações num dia (embora haja cerca de 7 mil no dia retratado neste vídeo), com apenas 5,5 segundos de atraso por voo atribuídos à NATS”, prossegue Kelly.

“Obviamente, há os fluxos de grandes aeronaves que chegam de outros países ou partem em direção a eles. Mas há também muita atividade fora do espaço aéreo controlado.”

O vídeo é uma animação produzida com base em dados reais de um dia inteiro de voos. Começa com uma “invasão” de aviões vindos da América do Norte que chegam de manhã cedo. 

Depois, exibe o tráfego na região de Londres, onde circulam 3.500 voos diários. Rotatórias aéreas indicam os lugares onde os aviões circulam à espera de permissão para pouso nos momentos de congestionamento.

A animação prossegue exibindo aeronaves militares em treinamento na costa leste da Inglaterra. Aviões particulares aparecem fora das rotas comerciais. Velozes jatos de combate voam sobre uma área de manobras da Real Força Aérea britânica no País de Gales. 

Helicópteros decolam de Aberdeen – o heliporto mais movimentado do mundo – rumo às plataformas de exploração de petróleo no Mar do Norte. Confira:

//player.vimeo.com/video/110348926

Este outro vídeo, publicado anteriormente pela NATS, exibe o tráfego aéreo em toda a Europa:

//player.vimeo.com/video/88093956

Este terceiro vídeo mostra os aviões que cruzam o Atlântico Norte:

//player.vimeo.com/video/98941796