Dólar R$ 3,27 -0,31%
Euro R$ 3,65 -0,49%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,60% 62.662 pts
Pontos 62.662
Variação 1,60%
Maior Alta 9,53% JBSS3
Maior Baixa -1,42% EMBR3
Última atualização 23/05/2017 - 17:14 FONTE

Uber vai usar selfie para confirmar identidade de motoristas

A medida de segurança previne que pessoas que não estão nos arquivos da Uber façam corridas não autorizadas com o aplicativo

São Paulo – A Uber adicionou mais uma barreira para proteger seus usuários de fraudes. A empresa lançou um recurso chamado Real Time ID Check. Com ele, motoristas do serviço terão que tirar uma selfie usando o aplicativo antes que possam aceitar passageiros.

Isso vai garantir que quem estiver dirigindo é a mesma pessoa que a Uber tem cadastrada em seus arquivos. A ideia é evitar que pessoas não autorizadas usem carros cadastrados para a realização de corridas no aplicativo.

Para a ferramenta funcionar, a empresa tem a ajuda dos serviços cognitivos da Microsoft. É por causa desse sistema que é possível comparar a selfie tirada pelo motorista com a imagem armazenada na central de dados da Uber. Essa checagem é feita em tempo real.

Caso as duas fotos não sejam correspondentes, a conta do motorista é temporariamente bloqueada, segundo a Uber. A empresa não informa em seu comunicado qual é o procedimento realizado com o motorista que apresentar o problema.

O Real Time ID Check passou por uma fase de testes nos últimos meses e 99% dos motoristas da Uber foram verificados. A maioria das incompatibilidades encontradas foram devido à falta de nitidez das fotos de perfil dos motoristas, de acordo com a empresa.

O recurso está sendo disponibilizado para os motoristas nos Estados Unidos. O Brasil deve receber a ferramenta em breve.