Tudo que sabemos sobre Spectacles, os óculos do Snapchat

Os Spectacles foram anunciados na última sexta-feira pelo Snapchat e já têm preço anunciado para o mercado americano

São Paulo – Na última sexta-feira, o Snapchat anunciou grandes mudanças. A empresa mudou de nome (agora é somente Snap) e divulgou que irá vender um gadget: os óculos Spectacles. Em poucas palavras, é um par de óculos de sol com câmera que fará filmagens para que sejam compartilhadas no Snapchat (o app ainda leva o mesmo nome).

De acordo com o Business Insider, a empresa está trabalhando no produto secretamente desde 2014. Na época, a Snap comprou a Vergence Labs, uma startup que estava criando uma nova versão do Google Glass.

Ainda não sabemos muito sobre os óculos, já que a própria empresa não falou muito sobre o assunto até agora. Algumas informações, como preço e funcionalidades já foram liberadas. Veja a seguir o que se sabe sobre os Spectacles:

O que são e como funcionam

Os Spectacles são óculos de sol com uma câmera localizada na lateral. A ideia da empresa é aproximar os vídeos da forma como enxergamos. Para isso, a câmera tem lente que captura um ângulo de 115 graus (parecido com nosso ângulo de visão). Outra peculiaridade é que os vídeo serão redondos. Com o tempo veremos se a empresa irá popularizar vídeos circulares, assim como fez com vídeos verticais no passado.

Para iniciar uma gravação de dez segundos, basta o usuário tocar em um botão localizado na haste esquerda dos óculos. É possível gravar até 30 segundos. Uma luz interna se acende nos óculos quando uma gravação é iniciada. Para alertar quem está sendo filmado, uma luz externa nos Spectacles também é acionada quando o usuário começa a fazer um vídeo.

Como são compartilhados

A conexão entre smartphone e os Spectacles é feita de forma diferente em Android e iPhone. No Android, a conexão será por Wi-Fi. No iPhone, será possível usar Bluetooth, além do Wi-Fi. O conteúdo ficará armazenado na aba Memories do aplicativo.

Mesmo se você não estiver com o seu aparelho no momento da filmagem, os óculos irão armazenar o conteúdo para que seja compartilhado posteriormente. O interessante é que o vídeo poderá ser visto com o smartphone em pé ou deitado.

(Divulgação/Snapchat)

Duração da bateria

De acordo com o site The Verge, a bateria dos óculos deve durar um dia inteiro. Para saber o quanto de bateria resta, basta tocar duas vezes no botão lateral dos Spectacles.

Os óculos serão vendidos com uma caixa portátil que servirá para recarregar a bateria. Segundo o site, a caixa pode recarregar os óculos até quatro vezes.

Data e preço

Os Spectacles custarão 129 dólares, disse Evan Spiegel, CEO da empresa, em entrevista ao Wall Street Journal. Um preço razoável se comparado com os mais de 1.500 dólares que o Google pediu pelo Google Glass no lançamento. Justiça seja feita, os Spectacles são bem mais simples do que o Glass. Spiegel definiu o produto como um brinquedo “para ser usado em um churrasco ou em um concerto ao ar livre”.

Uma quantidade limitada dos óculos será disponibilizada. Eles devem chegar ao mercado ainda neste semestre, mas ainda não há uma data específica. O produto será vendido em três opções de cores: preto, azul e coral.