TIM inicia cadastro de interessados no iPhone 4

Operadora ainda não fala em data ou preços para o início das vendas do smartphone da Apple

São Paulo – A operadora TIM começou a receber nesta quinta-feira (26) cadastros de interessados em informações sobre o lançamento do iPhone 4. O formulário para inscrição está disponível no site da empresa, mas a operadora ainda não fala em data ou preços para o início das vendas do smartphone da Apple.

Desde a segunda-feira (23), quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu o certificado de homologação do aparelho, o lançamento do iPhone 4 depende apenas da fabricante e das operadoras de telefonia móvel do país. As assessorias de imprensa da Apple e de TIM, Vivo, Claro e Oi, entretanto, não dão nenhuma previsão para o início das vendas, embora todas as operadoras tenham confirmado que comercializarão o smartphone.

Por enquanto, apenas a Vivo e a Claro vendem o chip no formato microSIM, compatível com o iPhone 4. Funcionários da Claro disseram ao site Macworld Brasil que a operadora deve iniciar as vendas do iPhone 4 apenas em novembro, embora a assessoria de imprensa da companhia não confirme. A Vivo, por sua vez, pode anunciar sua estratégia comercial para o lançamento do iPhone 4 na semana que vem, de acordo com a publicação Relatório Reservado, especializada em economia do mercado brasileiro.

Nos Estados Unidos, o iPhone 4 é vendido desde junho a preços a partir de US$ 199 com contrato da operadora AT&T. Considerado o smartphone mais fino do mundo, o aparelho deve chegar a 88 países até o mês de setembro, conforme anunciou o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs.

Apesar do sucesso alcançado, com mais de três milhões de unidades vendidas apenas nas três primeiras semanas, o iPhone 4 é alvo de críticas conta de um suposto problema de design que prejudicaria a recepção do sinal de telefonia celular dependendo da maneira como é segurado.

O comportamento do celular seria consequência do contato da mão do usuário na antena do aparelho. A Apple acabou reconhecendo a falha e anunciou a distribuição gratuita para os clientes de uma capinha de borracha que resolveria o problema.

Leia outras notícias sobre a TIM, a Apple ou sobre o iPhone

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter