Tim Cook, da Apple, é o CEO mais amado em tecnologia

Uma pesquisa do site Glassdoor aponta os dez CEOs mais admirados na indústria de tecnologia. Tim Cook, da Apple, é o número um

São Paulo — Steve Jobs era conhecido tanto pela genialidade na criação de produtos inovadores como pela maneira áspera como tratava os funcionários da Apple. Mesmo assim, tinha 95% de aprovação deles segundo os dados levantados pelo site Glassdoor. Tim Cook, o sucessor de Jobs, faz melhor ainda nesse quesito: seu índice de aprovação é 97%.

Cook é o CEO mais admirado pelos funcionários de grandes empresas de tecnologia, enquanto Jobs, um ano atrás, era o terceiro no ranking. A lista do Glassdoor foi feita computando 280 mil respostas dadas a uma única pergunta: “Você aprova a maneira como seu CEO está liderando a empresa?” Foram incluídas companhias de todas as áreas. Entre os 25 CEOs mais admirados, há nove da área de tecnologia.

Cook tomou o lugar que, no ano passado, era de Eric Schmidt, então CEO do Google. Com 96% de aprovação, Schmidt ocupava o topo do ranking. Já Larry Page, que sucedeu Schmidt, está em terceiro lugar, com 94%, atrás de Cook e de Paul Jacobs, CEO da Qualcomm. Paul Otellini, da Intel, também se destaca na lista. Seu índice de aprovação subiu de 90% no ano passado para 93% neste ano. Como resultado, ele galgou três posições no ranking, ficando em quarto lugar. 

Outra que deve estar comemorando é Meg Whitman, da HP. Seu antecessor, Leo Apotheker, tinha apenas 67% de aprovação. Era o vigésimo-segundo colocado. Meg, que assumiu o posto de CEO em meio a uma crise na HP no ano passado, foi aprovada por 80% dos funcionários que participaram da pesquisa. Ela ficou 13 colocações acima da posição que era ocupada por Apotheker, num honroso nono lugar. Confira, na próxima página, a lista dos dez CEOs mais admirados em tecnologia:


Os 10 CEOs mais admirados em tecnologia

Fonte: Glassdoor.com

Posição CEO Empresa Aprovação
1 Tim Cook Apple 97%
2 Paul Jacobs Qualcomm 95%
3 Larry Page Google 94%
4 Paul Otellini Intel 93%
5 Paul Maritz VMware 90%
6 Joe Tucci EMC 86%
7 Dan Hesse Sprint 85%
8 Larry Ellison Oracle 81%
9 Meg Whitman HP 80%
10 Jeff Bezos Amazon 79%