Startup usa algoritmo e rede social para aprovar empréstimos

Startup Enova usar redes sociais e algoritmos para analisar se aprova empréstimo ou não. Nova função, para empresas, foi lançada recentemente

São Paulo – A Enova acredita no poder de um algoritmo.

A startup é uma fintech—nome que se dá às empresas atuando no mercado de finanças. Recentemente, a Enova anunciou o lançamento da solução Decisions.

A ferramenta pode ser adotada por empresas para análise preditiva de crédito em tempo real, geração de ofertas customizadas ou ajuda no momento de decidir o preço de um produto, entre outras possibilidades. A Decisions é mais uma ferramenta oferecida pela Enova.

Até agora, a atuação principal da empresa, aqui no Brasil, era de oferecer empréstimos de até 2.500 reais a pessoas físicas, com o serviço chamado Simplic.

A diferença, em comparação com empresas tradicionais, é que não há nenhuma interação física entre quem pede o empréstimo e a Enova. Tudo é feito virtualmente pela internet. O pedido de empréstimo deve ser feito no site da empresa e um algoritmo de computador diz se ele foi aprovado ou não.

“Não fazemos uma análise binária—tomando como base apenas o Serasa. Na nossa análise entram muitos indicadores”, falou a EXAME.com Rafael Pereira, CEO na Enova no Brasil.

De acordo com o executivo, podem ser analisadas até postagens públicas em redes sociais como Facebook ou Twitter. O comportamento da pessoa ao longo do processo também entra em conta. Nos casos mais complexos, o algoritmo leva entre dois e três segundos para dar uma resposta.

Em linhas gerais, a Enova e Pereira acreditam que a análise feita por um algoritmo pode superar aquela feita por humanos ou por um gerente de banco.

“Tecnologia está trazendo inovação a setores tradicionais. Nós não estamos contra os bancos. O desafio é acharmos uma maneira de coexistir”, disse Pereira.

A Enova nasceu e tem sua sede em Boston, nos Estados Unidos. No Brasil está operando desde junho de 2014. Em 2014, a empresa fez um IPO e suas ações passaram a ser oferecidas publicamente.