Software da Dell prevê problemas no seu notebook

Empresa vai ligar para os consumidores, reduzindo o tempo perdido em ligações para a central de atendimento

São Paulo – Um novo software da Dell pode prever problemas nos notebooks da marca. Lançado no Brasil nesta semana, o SupportAssist é parte de um serviço que busca evitar que o consumidor precise ligar para um call center: a própria empresa entra em contato com ele quando detectar um defeito no produto. 

“O programa vai analisar a saúde do notebook e, quando houver um problema, agiremos de maneira proativa, entrando em contato com o cliente por telefone e agendando a visita de um técnico, seja na residência ou no local de trabalho do cliente”, afirmou Antonio Azambuja, diretor de marketing de serviços da Dell para a América Latina. O executivo ressalta que o atendimento é 24 horas em todos os dias da semana. 

O SupportAssist analisa a máquina do usuário constantemente para detectar, por exemplo, um problema no HD. Se isso acontece, antes que o consumidor sinta os efeitos negativos do defeito, a Dell entra em contato para corrigi-lo. 

O serviço de atendimento é chamado Premium Support e está disponível nas linhas Inspiron e Alienware, bem como nas famílias Latitude e Optiplex, que são voltadas para o segmento corporativo. No caso das duas últimas, o nome muda para ProSupport. 

A fabricante informa que, segundo estudos da própria marca, o serviço reduz em 86% o tempo gasto em uma ligação para o setor atendimento da empresa. 

O preço do Premium Support varia de acordo com o produto. Um Dell Inspiron 14 Série 3000, de 2.500 reais, é vendido com o serviço por 150 reais por um ano, 360 reais por dois anos e 630 reais por três anos.  

Já no caso do Alienware 15 mais básico, que sai por 10 mil reais, o Premium Support custa 90 reais por um ano, 680 reais por dois anos e 1.050 reais por três anos.  

Azambuja ressalta que a Dell também conta com kits que upgrade para notebooks. É possível, por exemplo, colocar mais memória RAM em uma máquina gamer, como as da linha Alienware. O processo de instalação do componente é feito por um técnico enviado pela fabricante.  

Notebooks mais antigos também podem ter o Premium Support, desde que o consumidor ligue para a empresa e solicite a contratação.  

Com o lançamento do serviço e do software SupportAssist, a Dell busca melhorar a experiência de uso dos seus notebooks.