Snapchat muda de nome e lança óculos que gravam vídeos

Novos óculos de sol do Snapchat vão gravar e compartilhar vídeos no aplicativo - mas não se parecem nem de longe com o Google Glass

São Paulo – Febre entre os jovens, o Snapchat não será mais só um aplicativo: a empresa acaba de anunciar que passa a se chamar Snap Inc. e planeja investir em hardware daqui para a frente. Seu primeiro gadget, batizado de Spectacles ou Specs, será um modelo de óculos de sol que grava e compartilha vídeos.

Se você se lembrou do Google Glass, pode esquecer. Os Spectacles se limitam à gravação de vídeos e não terão nenhuma funcionalidade ligada à realidade aumentada ou virtual, como a aposta malsucedida do Google.

Os óculos terão modelos em três cores (preto, coral e verde-azulado) e virão com uma pequena câmera nas laterais da armação. Se você apertar um botão perto da câmera esquerda, os Specs gravarão o que você enxerga por 10 segundos. Acionar o botão mais vezes fará com que o registro dure mais, sem nunca exceder 30 segundos.

Em entrevista ao Wall Street Journal, o CEO da Snap, Evan Spiegel, disse que usou os óculos numa caminhada e ficou fascinado com o resultado. Eu pude ver a minha própria memória, pelos meus próprios olhos, e foi incrível. Uma coisa é você ver imagens de uma experiência que você teve, outra é ter uma experiência da experiência. Foi o mais perto que eu já cheguei da sensação de estar lá outra vez, explicou.

Spiegel disse ao jornal que ainda vê os óculos como um brinquedo para ser usado em shows, viagens e festas, mas que enxerga um futuro promissor na ideia de libertar seu aplicativo das câmeras de smartphone. 

A lente dos Specs é capaz de gravar num ângulo de 115 graus. Os vídeos serão em formato circular, imitando o formato dos olhos. Graças à conexão com wi-fi e bluetooth, os Spectacles podem transferir automaticamente os vídeos para o aplicativo do Snapchat.

Segundo a empresa, o produto custará 130 dólares, algo em torno de 420 reais – o que se aproxima do preço de óculos de sol “comuns” de marcas famosas no Brasil (e que não incluem câmeras de vídeo). A disponibilidade do produto em lojas fora dos Estados Unidos ainda não foi confirmada.

A empresa explicou que a mudança de nome para Snap não se estende ao aplicativo, que continuará se chamando Snapchat.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do produto: