Site propõe “vaquinha” para ajudar animais carentes

O site funciona nos mesmos moldes de outras plataformas de crowdfunding: as pessoas postam seus projetos e quem achar a ideia bacana contribui para colocá-los em prática

São Paulo – Plataformas de crowdfunding se popularizam cada vez mais no Brasil e, com o dinheiro de desconhecidos, projetos que pareciam impossíveis de se realizar estão conseguindo sair do papel.

Neste mês, um novo site sobre o tema pipocou na rede, mas com um diferencial: ele propõe o financiamento coletivo de projetos voltados a animais carentes.

Trata-se do Bicharia – sim, o nome é uma homenagem a uma das canções do musical infantil Os Saltimbancos.

Criada por um grupo de amigos de Porto Alegre, apaixonado por bichos, a plataforma pretende ser o ponto de encontro daqueles que possuem projetos bacanas que beneficiem qualquer tipo de animal carente e dos que amam bichos e estão dispostos a doar pequenas quantias para ajudá-los.

O site funciona nos mesmos moldes de outras plataformas de crowdfunding: com a aprovação dos idealizadores do Bicharia, as pessoas postam seus projetos e quem achar a ideia bacana contribui para colocá-los em prática com quantias que variam entre R$ 10 e R$ 100. Se, em 45 dias, a iniciativa conseguir arrecadar mais de 50% do valor proposto por seus idealizadores, eles embolsam a vaquinha. Se não, o dinheiro é devolvido a todos os financiadores.


Em seu primeiro mês de funcionamento, o site conta com quatro projetos, voltados aos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo:

– o DogGatto, que quer contribuir para a geração de renda de pessoas que atuam como protetoras dos animais, por meio da confecção e venda de produtos variados;
– o CastraCão, que pretende implantar uma campanha de castração na cidade paulista de São Carlos para diminuir o número de animais abandonados nas ruas;
– o Me Leva pra Casa?, que quer encontrar um lar para os animais do Centro de Zoonoses de Hortolândia, que atualmente atua em condições precárias e
– o Grife 101 Viralatas, que quer criar uma linha de produtos cuja renda será revertida para a ONG 101 Viralatas, que cuida de animais abandonados em Porto Alegre.

Curtiu alguma das iniciativas? Então, corra para o site do Bicharia e ajude a torná-la realidade. Assista ao vídeo do projeto: