Site permite comparar opiniões de deputados e eleitores

"Quem me representa?" cruza respostas de usuários com posicionamento de parlamentares

São Paulo – Com a popularização das redes sociais, as discussões sobre política que normalmente aconteciam na mesa do bar ou nos almoços de família tomaram conta das comunidades online.

Temas como a redução da maioridade penal foram fortemente discutidos pelos brasileiros na internet recentemente. Posts e tweets pipocaram nas redes, e através deles pudemos conhecer a opinião da maior parte de nossos amigos.

Mas, e a opinião de quem realmente vai decidir sobre esses assuntos? É difícil saber o que cada parlamentar pensa a respeito de cada pauta. Foi pensando nisso que um grupo de desenvolvedores criou o site Quem me representa?

A ferramenta cruza respostas do usuário com o posicionamento de deputados federais, ranqueando quais parlamentares ou partidos tem mais afinidade com as ideias do eleitor, e dando uma porcentagem de compatibilidade. É possível filtrar os deputados por estados e partidos.

O projeto foi idealizado no 3º Hackfest Analytics, promovido pelo Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande. Os responsáveis pelo desenvolvimento do site foram Andryw Marques, Nazareno de Andrade, João Arthur e Igleson Freire.