Seu próximo tênis da Adidas poderá ser feito por robôs

A marca alemã quer utilizar fábricas locais para fazer seus próximos produtos e se aproximar ainda mais de seus consumidores

São Paulo – A Adidas revelou hoje seu primeiro tênis fabricado por robôs. Chamado Futurecraft M.F.G, o calçado foi feito a partir de uma tecnologia que entende como o pé da pessoa se move dentro do acessório. O que mais chama a atenção, porém, não é o produto em si, mas como ele foi criado.

Localizada na cidade de Ansbach, na Alemanha, a Speed Factory é a primeira fábrica inteligente e totalmente automatizada da Adidas. Com ela, a marca transforma sua estratégia global para se aproximar ainda mais de seus consumidores. Assim, mais do que uma fábrica, a Speed Factory é a maneira como a Adidas enxerga o futuro da indústria manufatureira.

De acordo com a marca, todo o processo de criação e exportação de seus produtos leva geralmente 18 meses em uma fábrica tradicional. Com a Speed Factory esse tempo pode ser reduzido para alguns dias, ou até mesmo horas, caso a produção seja feita na mesma cidade de distribuição.

Com a Speed Factory, temos uma inovação revolucionária que pode ser implementada em qualquer lugar do mundo, diz James Carnes, vice-presidente de criação estratégica da Adidas, em comunicado. O ponto inicial dessa jornada é o Futurecraft M.F.G. e nossa ambição é levar aos consumidores o que eles querem e quando quiserem, explica.

A Adidas pretende distribuir Speed Factories ao redor do mundo. Segundo a marca, isso permite uma maior troca de dados entre as fábricas, o que facilita a análise de informações e a viabilidade de componentes diferentes em produção.

“Do ponto de vista do design, a Speed Factory traz uma oportunidade de explorar novos modos de criar o calçado perfeito, afirma Ben Herath, VP de design da Adidas, em comunicado. Ela nos permite usar dados e análises para moldar o futuro dos produtos de performance.

Apesar de todos os produtos das Speed Factories serem produzidos por robôs, a Adidas ainda irá empregar 160 pessoas em cada localidade. Aliás, a empresa já tem o próximo destino da fábrica inteligente: o condado de Cherokee, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Veja como o Futurecraft M.F.G foi produzido no vídeo abaixo: