Sem check-in, Foursquare vira superguia de restaurantes

O app Foursquare passou por uma reforma radical. Perdeu a função de check-in e virou um guia de restaurantes e outros locais com recomendações personalizadas

São Paulo — O Foursquare passou por uma transformação radical nesta semana. A nova versão 8.0 não tem mais o recurso de check-in que tornou o app conhecido. Sem essa função, ele se transformou num superguia de restaurantes e bares com recomendações personalizadas.

Essa mduança já vinha sendo antecipada desde o final de maio, quando o Foursquare lançou o app Swarm, voltado especificamente para check-in e outras formas de interação social.

Com o Swarm disponível, o app principal do Foursquare foi redirecionado para funcionar como guia de restaurantes e outros estabelecimentos.

O Foursquare 8.0 ainda tem um botão check-in (mais discreto que o anterior). Mas o que ele faz é abrir o Swarm se esse app estiver presente no smartphone.

O Foursquare classifica os locais em categorias como café, jantar, diversão, compras e vida noturna. Também lista locais recomendados pelos amigos e aqueles que o próprio usuário marcou como favoritos. 

O ponto forte do app está na personalização das recomendações. A pessoa indica suas preferências escolhendo termos em uma longa lista. Há opções como tapioca, cerveja, bares escondidos, mexicano, espetinho e doce de leite. Essas preferências serão levadas em conta nas indicações.

O Foursquare está no mercado há cinco anos. Segundo a empresa, sua base de dados tem registros de 6 bilhões de check-ins, 55 milhões de dicas, 65 milhões de lugares, centenas de milhões de fotos e bilhões de conexões sociais.

No teste de EXAME.com, o app listou até a sede da Editora Abril (nosso local de trabalho) como um dos lugares. A base de dados continua sendo alimentada tanto pelas ações dos usuários como pelo sistema de rastreamento que a empresa chama de Pilgrim. 

Presente também no Swarm, ele registra restaurantes e outros locais que o usuário frequenta mesmo que o app não seja aberto neles. É como se fosse um check-in automático que só o Foursquare vê.

A divisão do Foursquare em dois aplicativos separados permitiu tornar esses apps mais simples e práticos que o Foursquare antigo. Mas nem todos aprovaram isso. Na loja Google Play, alguns usuários reclamam de ter de instalar dois apps para fazer o que antes era feito com apenas um.

O Foursquare 8.0 é grátis e está disponível para iPhone e Android. Este é um vídeo publicitário sobre ele:

//www.youtube.com/embed/CvMVFGOJ2Z0?rel=0