Samsung UN75ES9000

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Imersão total e luxo. Isso é o que promete e cumpre a TV 3D de LCD com LED de 75 polegadas da Samsung. Nos testes do INFOlab, a enormidade da tela proporcionou um ganho evidente no realismo do efeito 3D em relação ao observado em TVs de 40 a 47 polegadas. As reações instintivas para pegar com as mãos pétalas flutuando no ar ou desviar da bola de futebol chutada em direção à câmera, nos vídeos usados nos testes, se repetiram com todos os espectadores que usaram os óculos 3D ativos para conferir o realismo das cenas tridimensionais. Assim, para quem gosta de 3D, as telas gigantes realmente fazem uma tremenda diferença na sensação de imersão. Como as melhores smartTVs da Samsung, o modelo possui tecnologia de reconhecimento de voz, gestos e face para acionar aplicativos e comandar a TV sem precisar do controle remoto. Só fica devendo a conexão por WiDi (Wireless Display), função que permite clonar na TV vídeo e som do laptop, utilizando Wi-Fi. O roque extra de sofisticação é o design com acabamento ouro-rosa na moldura.

Avaliação de Giovana Penatti / Recentemente, publicamos o review da TV 4K da Sony que passou pelo INFOlab. Hoje, é a vez de outra topo de linha: é o modelo UN75ES9000 que, apesar de não ter a mesma resolução da outra, oferece uma incrível qualidade de imagem e o melhor 3D que vimos até agora por aqui.

Ela é uma TV luxuosa. Até desligada dá para perceber isso por conta do design refinado. A moldura é dourada rosada e extremamente fina. A pouca espessura se repete no suporte e na própria tela, que tem só 3,6 centímetros desse lado. Na parte traseira ficam as conexões voltadas para baixo ou para a lateral. Também há os controles físicos, que são diferentes dos que normalmente são encontrados em televisores: para trocar o canal, ajustar o volume e selecionar as fontes há uma espécie de joystick em vez de botões tradicionais. Á TV vem com dois alto-falantes de 15 W, totalizando 30 W de potência sonora.

Com 75 polegadas, a UN75ES9000 usa tecnologia LCD com LED e resolução Full HD para entregar uma qualidade de imagem excepcional. No entanto, é no 3D que ela se destaca. Com óculos para 3D ativo (quatro deles acompanham a TV), a sensação de imersão é indescritível. Assim como a 4K da LG, esta foi mais uma campeã de audiência do INFOlab. Logo que a notícia de que era o melhor 3D que havíamos visto até agora se espalhou, formou-se uma fila para apreciar o efeito e a reação foi sempre a mesma: primeiro o espanto, ao ver a perfeição das imagens, e depois a interação involuntária com as imagens, seja tentando segurar pétalas ou desviando de uma bola de futebol.

A UN75ES9000 tem dois controles, um tradicional e outro que funciona como um touchpad. Mas, como é comum nas smartTVs da Samsung, também permite o controle por voz e por movimento, além do reconhecimento de face para acessar alguns dos apps. Assim, se torna uma tarefa mais interessante (e cansativa) mexer nessas funções. Por exemplo, jogar Angry Birds na telona é bastante diferente de jogar no smartphone, mas o braço cansa em bem menos tempo. Os aplicativos seguem o “padrão” para as smartTVs da Samsung. Alguns deles são 3D World, YouTube, Netflix, NetMovies, Saraiva Digital, Terra TV, MTV, Browser, Facebook, Twitter e Social Center.

Ainda falando das funções de smartTV, é possível fazer videoconferências através dela pelo Skype. Há uma webcam retrátil que surge na parte superior da tela e captura a imagem. Ela é a responsável ainda por captar os movimentos que controlam a televisão.

Para se conectar à internet, é possível utilizar Wi-Fi ou a entrada Ethernet. Já para passar conteúdo para a TV, as opções são bem completas: há três entradas 3 HDMI, uma vídeo componente, uma vídeo composto (com adaptador) e 3 USB (para vídeo, música, foto e gravação de programas). Sentimos falta de suporte a WiDi, que permite clonar a tela do notebook na televisão sem utilizar fios para isso. Há ainda Bluetooth para o IR Blaster. Na compatibilidade de formatos, repetiu-se o sucesso: via USB e DLNA, foram reproduzidos vídeos em DivX, XviD, MKV, MPEG-4, WMV e MOV em 1080p, além de carregar legendas externas e embutidas.

Ficha técnica

Tela 75″
Resolução Full HD
Tecnologia LCD com LED
3D ativo, vem com 4 óculos
Entradas 3 HDMI, 1 vídeo componente, 1 composto, 3 USB
Conexões Ethernet, Wi-Fi, Bluetooth

Avaliação técnica

Prós Qualidade de imagem com conteúdo 3D; controles por reconhecimento de gestos, voz e face; compatibilidade com formatos de vídeo; design
Contras Não tem WiDi (Wireless Display)
Conclusão O recurso 3D é a estrela dessa televisão, assim como o design luxuoso
Imagem 8,9
Áudio 7,5
Conexões 9,0 9,0
Interatividade 9,2
Reprodução de mídia 9,5
Média 9.0
Preço R$ 25.999