Samsung deve iniciar a fabricação do Galaxy S5 em janeiro

A Samsung deve abrir a temporada 2014 dos grandes lançamentos de smartphones com o Galaxy S5, que pode ser anunciado em fevereiro ou março

São Paulo — A Samsung se prepara para iniciar, em janeiro, a fabricação do Galaxy S5, sucessor do bem sucedido Galaxy S4, diz o noticiário sul-coreano ET News. O novo modelo deve ser apresentado ao público em fevereiro ou março, no que deve ser um dos lançamentos mais importantes do ano nessa área.

Se forem confirmadas, as datas divulgadas pelo ET News representarão um pequeno adiantamento no calendário habitual de lançamentos da Samsung. O Galaxy S4 foi anunciado em 13 de março mas só chegou às lojas no final de abril. Teve 20 milhões de unidades vendidas nos dois meses seguintes.

O ET News diz que haverá duas variantes do Galaxy S5. Uma será parecida com o Galaxy S4, com corpo plástico rígido. A outra teria corpo metálico e tela flexível. Ela vem sendo chamada de Galaxy F (os nomes, assim como as informações, não são oficiais). Por dentro, as duas variantes seriam muito parecidas.

Rumores indicam que o Galaxy S5 vai usar um novo processador Samsung Exynos de 64 bits. Seria uma resposta ao iPhone 5s, da Apple, o primeiro smartphone com processador de 64 bits. O próprio CEO JK Shin confirmou, em setembro, que a Samsung está desenvolvendo esse chip.

Para isso, porém, a Samsung teria de empregar uma versão modificada do sistema Android, já que a edição regular do software do Google não suporta chips de 64 bits. Além disso, pode haver uma variante do S5 com processador Qualcomm Snapdragon, como acontece com o Galaxy S4.


O site francês Nowhereelse publicou, há alguns dias, fotos do que seria o chassis de alumínio de um futuro smartphone da Samsung. Pelo tamanho, ele parece feito para uma tela de mais de 5 polegadas, que é quanto mede o display do Galaxy S4.

O Nowhereelse diz que o chassis pode ser do Galaxy S5, mas adverte que não há certeza disso. Se for, isso confirma a existência de uma variante com corpo metálico. As fotos teriam sido fornecidas por uma pessoa que trabalha num fornecedor da Samsung. 

O ET News ainda afirma que o Galaxy S5 vai ser anunciado junto com uma nova geração do relógio inteligente Galaxy Gear. Mas achamos que há poucas chances de isso acontecer. 

Lançado em setembro, o Gear teve 800 mil unidades vendidas em dois meses, o que faz dele o relógio inteligente mais bem sucedido comercialmente até agora. Mas esse gadget foi duramente criticado por ser grandalhão e pouco funcional.

A Samsung deve estar, com certeza, trabalhando num modelo mais avançado para sucedê-lo. Mas parece improvável que esse lançamento aconteça já no primeiro trimestre.