Review: Sony Xperia L
Carregando

REVIEWS

Sony Xperia L

Sony Xperia L
Sony Xperia L
Sony Xperia L
Sony Xperia L
Sony Xperia L
Sony Xperia L
Sony Xperia L
1/7
Cauã Taborda
Sony Xperia L
2/7
Cauã Taborda
Sony Xperia L
3/7
Cauã Taborda
Sony Xperia L
4/7
Cauã Taborda
Sony Xperia L
5/7
Cauã Taborda
Sony Xperia L
6/7
Cauã Taborda
Sony Xperia L
7/7
Cauã Taborda
Sony Xperia L

Com um design elegante, bons recursos e boa relação entre custo e benefício, o Xperia L é o aparelho mais barato na nova linha de smartphones da Sony. Sucessor direto do Xperia J, do qual empresta um design praticamente idêntico, o novo modelo melhora os pontos chave para que o intermediário se mantenha competitivo frente a concorrentes bem estruturados, como o Razr D3, da Motorola.

Vendido no mercado brasileiro por 819 reais, roda o Android 4.1.2 com a mesma adaptação de interface do topo de linha Xperia ZQ e do intermediário Xperia SP. Entre seus destaques estão a tela de 4,3 polegadas, câmera de 8 megapixels, boa duração de bateria e NFC para usufruir do recurso One-touch, que faz a conexão entre aparelhos da Sony.

O Xperia J apareceu no INFOlab em abril desde ano. Mesmo assim, nesses quatro meses, o salto conquistado pelo Xperia L é grande. Com um chipset Snapdragon S4, da Qualcomm, esse smartphone traz um processador dual core de 1 GHz, 1 GB de RAM e uma GPU Adreno 305. Os pontos positivos foram mantidos, como o design curvado para a tampa traseira, que confere boa pegada, a entrada para cartão microSD e a resolução da tela, com 854 por 480 pixels.

Vídeo

Design e interface

Quem procura um sistema Android que se aproxime da versão pura do Google pode assustar com as modificações da Sony. A nova interface é uma das que mais se distancia da linha Nexus e do visual padrão do sistema operacional. Mas isso não é um problema, já que há adição de bons recursos. O padrão de cores e ícones, que remete aos produtos da marca, também pode acumular fãs.

Foto por:
Xperia L interface

No Xperia ZQ, topo de linha com tela Full HD de 5 polegadas, o sistema aproveita todo o espaço disponível para encaixar ícones de acesso rápido e miniaplicativos. Como a tela do Xperia L é menor, alguns desses recursos foram deixados de lado para não poluir o sistema. Um exemplo são os atalhos na janela de multitarefa. O layout é o mesmo, mas no aparelho de entrada não há nenhum ícone. Isso facilita a visualização dos aplicativos abertos sem confusão, já que o espaço é menor.

Na central de notificações há uma pequena barra de configuração para Wi-Fi, Bluetooth e atalhos típicos. Os botões são pequenos e funcionais. A mesma barra pode ser incluída em uma área de trabalho como um widget.

Foto por:
Xperia L interface

O movimento de pinça traz um gerenciador de áreas de trabalho. Nele o usuário pode adicionar, remover ou alterar a posição das áreas. Além disso, dá para trocar o tema do aparelho, que muda automaticamente o fundo de tela e os padrões de cores.

Entre os aplicativos pré-instalados estão: Walkman (reprodutor de som), Sony Select (Central de aplicativos selecionados pela Sony dividido em dois grupos: Aplicativos e Jogos), Xperia Link (Conectar tablet/computador à internet através da rede móvel do smartphone), Evernote, WhatsApp e Backup (faz beackup de dados para um drive externo ou para a memória interna).

Desempenho

Durante nossos testes, o Snapdragon S4 garantiu um desempenho sem engasgos para rodar o Android 4.1 e os principais aplicativos do smartphones. Certa lentidão pode ser observada em games mais pesados, já que a Adreno 305 é uma boa GPU, mas não é a mais potente disponível para dispositivos móveis. Games mais pesados, como Dungeon Hunter 4 devem ser configurados com as opções gráficas no nível mais baixo.

A força do processador também foi constatada nos benchmarks. No Quadrant o Xperia L marcou 4.308 pontos. Para uma comparação, o Razr D3, equipado com uma CPU dual core de 1,2 GHz, marcou 3.389 pontos. No AnTuTu o aparelho da Sony atingiu 10.574 pontos, contra 7.661 do smartphone da Motorola.

Câmera

O Xperia L é equipado com duas câmeras, uma frontal VGA para videochamadas e a traseira, com 8 megapixels e flash LED. A câmera principal do smartphone é a prova de que megapixels não são o essencial no mundo da fotografia. O resultado das imagens com o Xperia L não passa de mediano. Em nossos testes, as imagens feitas em um dia ensolarado apresentaram muita saturação nas cores e definição abaixo do esperado.

Foto por:
Xperia L fotos

Foto por:
Xperia L fotos

Foto por:
Xperia L fotos

 

Ficha técnica
Conexão: 3G
SO: Android 4.1.2
Processador: Snapdragon S4 Krait dual core 1 GHz
Armazenamento: 8 GB + microSD
Tela: 4,3”
Câmera: 8 MP e 0,3 MP
Peso: 136 g
Duração de bateria: 13h38min
Avaliação técnica INFOlab
  • Prós: NFC; custo/benefício; boa interface;
  • Contras: Câmera; tampa traseira de difícil remoção;
  • Conclusão: Aparelho com bom design e desempenho para sua faixa de preço.
Configuração 7,8
Usabilidade 7,5
Diversão 7,4
Bateria 7,8
Design 7,5
7.6 R$ 819
Comentários