Review: Galaxy S4 mini
Carregando

REVIEWS

Galaxy S4 mini

Galaxy S4 Mini
Galaxy S4 Mini
Galaxy S4 Mini
Galaxy S4 Mini
Galaxy S4 Mini
Galaxy S4 Mini
Galaxy S4 Mini
1/7
Rafael Evangelista
Galaxy S4 Mini
2/7
Rafael Evangelista
Galaxy S4 Mini
3/7
Rafael Evangelista
Galaxy S4 Mini
4/7
Rafael Evangelista
Galaxy S4 Mini
5/7
Rafael Evangelista
Galaxy S4 Mini
6/7
Rafael Evangelista
Galaxy S4 Mini
7/7
Rafael Evangelista
Galaxy S4 Mini

A principal característica do S4 mini é sua semelhança com o aparelho topo de linha da Samsung, o Galaxy S4. Mesmo que a proposta desse smartphone seja a de entregar a mesma experiência em um gadget menor, falta muito para ele se igualar ao aparelho maior.

Com um processador Krait dual core de 1,7 GHz, entrega um ótimo desempenho para o Android 4.2. De fato, o S4 mini só perdeu nos benchmarks para o Xperia SP, um intermediário da Sony da mesma faixa de preço. Veja os resultados abaixo:

Samsung Galaxy S4 mini

Quadrant Standard: 7.000 pontos
AnTuTu Benchmark: 14.378
Vellamo: 2.123
3D Mark: 5.724

Sony Xperia SP

Quadrant Standard: 7.941 pontos
AnTuTu Benchmark: 15.753
Vellamo: 2.489
3D Mark: 10.279

Para completar o bom desempenho do processador, o S4 mini conta com 1,5 GB de memória RAM, GPU Adreno 305 e 8 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido por cartão microSD. Dos 8 GB, somente 4,72 GB estão disponíveis para o usuário. Para acessar o cartão e as entradas para os dois SIM cards é necessário remover a tampa traseira e a bateria.

Seguindo o acabamento da linha Galaxy, o S4 mini é construído totalmente em plástico, sem nenhuma textura e com cantos arredondados. Apesar da superfície escorregadia, o smartphone oferece uma boa pegada. 

A tela de 4,3 polegadas preenche quase a totalidade da face frontal do aparelho, com exceção dos botões sensíveis ao toque na parte inferior do gadget. Isso dá ao S4 mini medidas relativamente compactas: 6,2 por 12,5 por 0,9 cm. Pelos materiais escolhidos, é também um aparelho bem leve. São pouco mais de 100 g de massa.

Apesar de o S4 Mini não ser um aparelho feio, já que o friso lateral em cinza reduz um pouco o impacto negativo do plástico, não há um grande apelo desse produto para o design. Não que isso seja um impeditivo na hora de comprar um aparelho, mas há opções no mercado com materiais mais nobres, como o Razr i, da Motorola.

Por cima do Android 4.2, o S4 Mini roda a interface adaptada da Samsung, que não mantém quase nada da versão pura do sistema, a não ser os aplicativos do Google. Um recurso interessante desse aparelho é o S Voice falar português. Com comandos simples, como “abra o Facebook”, “cheque meus e-mails”, ou “navegar para a Paulista 999” disparam as aplicações correspondentes. Dá até para desbloquear a tela com um comando “Olá, Galaxy”. Qualquer semelhança com a “voz do Google” não é mera coincidência.

O aparelho também traz o pacote padrão de aplicativos da Samsung, como S-Travel, Group Play e a loja com curadoria própria da fabricante. No modelo Dual SIM, a interface oferece as duas opções de operadora na hora de discar e é possível definir qual deles vai oferecer a rede de dados.

Apesar de contar com uma boa variedade de recursos e modos de fotos, o aparelho não consegue cumprir a função de dual câmera do S4. Estão disponíveis modos como: Embelezar rosto, Melhor foto, Disparo contínuo, Melhor face, Som e foto, HDR, Panorama, Esportes e Noturno. Há também os ajustes de sempre, como brilho, controle de branco, ISO (100, 200, 400, 800), detecção facial e controle por voz.

Apesar de o resultado com as fotos não ser excelente, o sensor óptico do Galaxy S4 Mini cumpre seu papel.  A resolução máxima de 8 MP (3264 x 2448) entrega fotos de qualidade em condições ideais de iluminação, mas há superexposição em zonas de maior claridade, como em fotos em que o céu aparece totalmente branco.

Foto por:
Samsung S4 Mini

Foto por:
Samsung S4 Mini

Foto por:
Samsung S4 Mini

Ficha técnica
Conexão: 3G
OS: Android 4.2.2
Processador: ARMv7 Krait dual core 1,7 GHz
Armazenamento: 8 GB + microSD
Tela: 4,3”
Câmera: 8 MP e 1,9 MP
Peso: 107 g
Duração de bateria: 13h01min
Avaliação técnica INFOlab
  • Prós: Boa ergonomia, leve e Dual SIM
  • Contras: Ausência de alguns recursos e funções encontrados no S4 (LED frontal, dual câmera, LTE)
  • Conclusão: Aparelho com bom desempenho e recursos, mas ausência de LTE e funções do Galaxy S4 pode tornar dispositivos concorrentes mais interessantes
Configuração 8,2
Usabilidade 7,6
Diversão 7,5
Bateria 7,6
Design 8,1
7.9 R$ 1189
Comentários