Review: Smartphone X Power é a opção “baratinha” da LG

Com câmera frontal de 5 MP e bateria de boa duração, o produto pode custar menos de mil reais

logo-infolab

São Paulo – O X Power é um intermediário da LG que agrega características avançadas por um preço atraente para o consumidor. Ele tem, por exemplo, câmeras de 13 MP e 8 MP e processador quad-core aliado a 2 GB de memória RAM. Mas ele vale a pena mesmo? Testamos o produto para responder a essa pergunta.

Design

O dispositivo tem traseira lisa e reta, mas não chega a ser escorregadio como os smartphones revestidos de vidro. A tampa traseira é fixa, o que tira a característica possibilidade de remover a bateria da LG desse produto. O chip de operadora fica em uma gaveta que deve ser aberta com a chave que antes era usada somente no iPhone e agora está em diversos celulares.

O alto-falante fica na parte traseira inferior esquerda. É preciso tomar cuidado para não tapá-la com um dos dedos quando você segurar o produto na horizontal para ver um vídeo, por exemplo.

A tela de 5,2 polegadas tem resolução HD, o que não deve agradar os entusiastas de telas de alta definição. São somente 277 pixels por polegada.

Câmeras

A câmera principal do X Power capta fotos com 13 MP e vídeos em Full HD. As imagens feitas com esse celular apresenta um baixo nível de detalhamento. Quando você dá zoom em uma fotografia tirada com o aparelho, é fácil notar a qualidade abaixo da média. As cores também não foram registradas com fidelidade em todos os casos, em especial, a cor amarela apresentou resultados estranhos. No verde, porém, o sensor fez um trabalho decente de captação.

Em ambientes internos, a fidelidade de cores não foi um problema, ainda que o detalhamento deixe a desejar.

A câmera dianteira de 5 MP é melhor do que a principal. Para tirar selfies, ela se apresentou como satisfatória. O nível de detalhamento é razoável e há uma opção de embelezamento que borra as imperfeições do rosto. O mais legal dessa câmera é a possibilidade do clique automático da foto quando você fala “Tchiss”.

Veja algumas fotos tiradas com as câmeras do X Power. As selfies foram feitas com a câmera frontal, com e sem o embelezamento. É fácil notar a diferença entre as fotos.   

Bateria

A bateria do X Power tem capacidade de 4.000 mAh. Com isso, o aparelho conseguiu o mérito de ser o smartphone da LG com maior duração de bateria já registrada nos nossos testes. O produto aguentou por 13 horas a nossa simulação de uso intenso. Essa marca é a mesma atingida pelo concorrente direto Galaxy J5 Metal, da Samsung.

O X Power tem também o recurso de recarga veloz, algo essencial em qualquer smartphone com mais de 3.000 mAh. Sua bateria vai de zero a 100% de carga após menos de três horas na tomada. Isso é bastante útil no dia a dia, quando precisamos de uma rápida carga adicional no celular.

Configuração

O X Power se apresenta muito bem em termos de especificações técnicas. Ele é um quad-core com 2 GB de RAM. Seu processador é um MediaTek MT6735 de 1,3 GHz, um chip com baixo consumo de energia que funciona com quatro dos populares núcleos ARM Cortex-A53. A GPU, responsável pelo processamento gráfico, é uma Mali-T720.

É neste último ponto que o aparelho deixa a desejar, ou seja, na hora de usar apps de jogos. O benchmark Basemark OS II deixou isso bem claro. O produto marcou 557 pontos e o que puxou o resultado para baixo foi o item gráficos, que teve somente 290 pontos, contra 540 da memória, 1087 do sistema e 569 de navegação na web.

A performance da memória interna do produto também se mostrou intermediária. As velocidades de leitura e gravação foram de 49 e 47 MB/s, respectivamente.

Confira a seguir resultados dos benchmarks executados por nós no X Power e comparados com o desempenho de concorrentes.

Benchmarks Moto G4 Galaxy J5 Metal Neffos C5 Max X Power
AnTuTu 46199 27834 37276 31225
Basemark OS II 292 603 277 557
Geekbench 4 2970 1276 2364 1490
Vellamo 2793 2055 2196 2342

Sistema

O sistema Android Marshmalow do X Power tem a personalização de interface da LG. Todos os apps ficam organizados nas telas iniciais. A interface é diferente dos demais Androids do mercado por isso, não há uma pasta com todos os apps. Tudo que você tem fica logo nas primeiras telas mesmo.

Há alguns apps pré-instalados, como o Música, o QuickmMemo+ e o LG SmartWorld. Os dois primeiros são úteis para visualizar e reproduzir músicas das suas mídias longe da interface confusa do Google Play Música, bem como anotar lembretes e listas de mercado facilmente. O terceiro é uma loja de temas para personalizar o visual do seu celular LG.  

Vale a pena?

O X Power é um smartphone que se destaca pela sua boa duração de bateria e pela sua câmera frontal. O produto pode ser uma escolha apropriada para o consumidor que busca essas características aliadas ao preço baixo. Esse gadget já pode ser encontrado por menos de mil reais.

Avaliação

7,6/10

Prós: Boa duração de bateria, câmera frontal bacana e preço acessível.
Contras: Câmera principal poderia ser melhor e tela poderia ter mais resolução.

Ficha técnica

Sistema operacional: Android Marshmallow 6.0
Processador: MediaTek
CPU: 4×1.3 GHz Cortex-A53
GPU: Mali-T720
RAM: 2 GB
Armazenamento: 16 GB + microSD de até 32 GB
Conexões: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.1
Tela: 5,2 polegadas com resolução HD
Peso: 136 gramas
Bateria: 4.000 mAh
Câmeras: 13 megapixels e 5 megapixels
Preço: 1.099 reais