Review: Bateria incrível do A9 mostra que tamanho é documento

Smartphone tem ótimas câmeras e ainda bateria de sobra para o seu dia

logo-infolab

São Paulo – A bateria é um ponto crítico quando o assunto é smartphone e a Samsung tem uma solução interessante para isso chamada Galaxy A9. Esse smartphone é imbatível quando o assunto é duração de bateria. Ele desbancou todos os concorrentes e se apresenta como a melhor opção nesse quesito na atualidade, deixando para trás o concorrente direto Moto Z Play (leia nosso teste), da Lenovo.

 

O Galaxy A9 tem ainda processador octa-core, sensor de digitais e uma ótima câmera de 16 MP. Seu preço sugerido é de 2.799 reais, mas ele pode ser encontrado no e-commerce por 1.999 reais. Leia a análise completa do produto a seguir.

Design

O design do A9 lembra o que já vimos nos outros integrantes da linha A de 2016: traseira plana coberta de vidro, com pintura sóbria e contorno de metal nas laterais. A diferença crucial desse aparelho para os demais de sua família está na sua espessura, bem como no tamanho de sua tela.

Ele tem 7,9 mm contra 7,3 mm do Galaxy A7, por exemplo. Isso é bastante perceptível a princípio, mas passa despercebido especialmente quando você entende que essa medida foi tomada em prol de algo mais importante: a longa duração da bateria.

A tela do aparelho tem tamanho acima da média de mercado. São 6 polegadas e a resolução dela é Full HD, ou seja, são 367 pixels por polegada. Como em outros modelos da Samsung, você pode regular as cores realistas ou saturadas no menu de configurações.

Câmeras

As câmeras do Galaxy A9 são bem interessantes. A principal tem sensor de 16 MP e consegue registrar bem os detalhes de cenas sob luz natural. Ainda assim, em algumas situações, quando você toca no display sobre o objeto fotografado para determinar o ponto do foco, a câmera, no modo automático, aumentou o ISO de maneira a deixar a cena esbranquiçada, com luz demais.

Em uma situação seguinte, repetimos a foto, desta vez, regulando a quantidade de luz no ícone da lâmpada que aparece no app de foto. O resultado foi muito superior no segundo caso.

Veja algumas fotos tiradas com o A9, começando pelas duas fotografias citadas. Vale notar que há também um recurso de HDR vívido que deixa as cores mais saturadas.

 

 

A câmera frontal tem sensor de 8 MP e pode deixar sua pele mais bonita, graças a um recurso regulável de embelezamento, aumentar o tamanho dos seus olhos ou afinar o seu rosto. Claro que você também pode tirar fotos sem nenhum desses efeitos. Há também um modo de selfies panorâmicas que talvez seja até desnecessário, visto que o sensor pode captar um grande área ao redor do usuário .

Os vídeos podem ser gravados com resolução Full HD a 30 quadros por segundo com as duas câmeras. Elas, aliás, têm abertura de f/1.9.

Configuração

O Galaxy A9 tem processador octa-core Qualcomm Snapdragon 652. Ele também pode ser encontrado em concorrentes diretos, como o Moto Z Play ou o Zenfone 3. O aparelho da Samsung tem 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento (com 23 GB livres para uso e suporte para cartão microSD).

Como é um integrante da família Galaxy A, uma das mais sofisticadas da marca, o A9 tem sensor de digitais para desbloqueio de tela e, no futuro, terá suporte para o serviço de pagamentos em lojas físicas Samsung Pay. Você cadastra o seu cartão de crédito e usa o celular para pagar as contas, enconstando-o em um terminal de pagamentos, como maquininhas da Cielo, e a senha da transação é a sua impressão digital.

O Galaxy A9 se mostrou com desempenho o suficiente para jogos, como Injustice: Gods Among Us e Pokémon Go. Porém, como não há giroscópio, monstrinhos do anime japonês não podem ser vistos em realidade aumentada.

Pokémon Go: falta de giroscópio impede uso de realidade aumentada e complica a vida de quem quiser ver vídeos em 360 graus

Pokémon Go: falta de giroscópio impede uso de realidade aumentada e complica a vida de quem quiser ver vídeos em 360 graus (Lucas Agrela/EXAME.com)

Na mensuração de performance, realizada por meio de aplicativos de benchmarks, o Galaxy A9 se mostrou bem parecido com os concorrentes.

Benchmarks Galaxy A9 Moto Z Play Zenfone 3
AnTuTu 62193 62944 62672
Basemark OS II 1504 1089 1276
Geekbench 4 3818 2510 3990
Vellamo 4623 3316 3316

Bateria

A duração da bateria do Galaxy A9 representa um marco evolutivo para a Samsung. O aparelho é campeão nesse quesito entre os aparelhos já testados pelo INFOlab. A surpresa foi o Moto Z Play ter sido superado em tão pouco tempo. O produto da Lenovo foi o primeiro a conseguir 20 horas reais de reprodução de vídeo contínua, com brilho de tela no máximo, Wi-Fi e Bluetooth ativos. Agora, o A9 conseguiu a marca de 23 horas e 10 minutos de autonomia.

Entretanto, o consumo de bateria em stand by da Samsung continua o mesmo. Ele pode ser alto sem razão aparente. Por isso, você provavelmente vai precisar recarregar o produto a cada dois dias de uso moderado. Ainda assim, é um mérito conseguir criar um aparelho que pode passar mais de 24 horas sem uma tomada ou bateria portátil por perto.

Sistema

O sistema Android Marshmalow do produto tem a personalização da Samsung. Há muitos recursos que não estão disponíveis no Android puro dos smartphones da linha Nexus ou Pixel, como a suspensão inteligente, o gerenciador inteligente e a redução do tamanho de aplicativos para o manuseio com apenas uma das mãos.

Em termos de apps pré-instalados, há vários que são da própria marca, como um gravador de voz, um cliente de e-mail, um navegador de internet e uma loja de temas, e também os apps da Microsoft Excel, PowerPoint, Word, OneNote, OneDrive e Skype. Esses últimos podem ser desativados caso você não queira utilizá-los.

Uma novidade bacana que já apareceu em outros gadgets da Samsung é o aplicativo Opera Max. Ele é um compressor de dados de internet. Ou seja, sempre que estiver ativo, ele vai reduzir o consumo da sua franquia de 4G.

Vale a pena?

O Galaxy A9 é a resposta clara à ascensão de produtos como o Moto Z Play e o Zenfone 3 Max. Esse smartphone da Samsung é uma ótima opção de compra por aliar longa duração de bateria com ótimas câmeras – sem elevar o preço à estratosfera. Com isso, se você estava atrás de um celular com performance para o dia a dia, sensor de digitais, tela grande e que não lhe deixe na mão antes de ter uma tomada disponível, o A9 é a escolha certa.

Avaliação

8.5/10

Prós: Duração de bateria surpreendente, boas câmeras e apps pré-instalados realmente úteis.
Contras: Produto muito pesado e espesso, tela grande não deve agradar a todos.

Ficha técnica

Sistema operacional: Android Marshmallow 6.0
Processador: Qualcomm Snapdragon 652
CPU: 4×1.8 GHz Cortex-A72 & 4×1.2 GHz Cortex-A53
GPU: Adreno 510
RAM: 4 GB
Armazenamento: 32 GB + microSD de até 256 GB
Conexões: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.1
Tela: 6 polegadas com resolução Full HD
Peso: 200 gramas
Bateria: 5.000 mAh
Câmeras: 16 megapixels e 8 megapixels
Preço: 2.799 reais

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fabiano Andrade

    Tenho esse Smartphone.

    Comprei ele numa promoção da Black Friday.

    O Curioso é que eu estava na dúvida entre ele o Galaxy S7.

    Acabei comprando ele. E olha que o S7 estava R$ 60,00 mais barato.

    Mesmo assim, deixei de comprar o atual top de linha da Samsung para comprar o A9 e foi uma das melhores decisões que já tomei.

    Essa tela de 6″ é perfeita para mim. Sei que muitos não gostam de tela tão grande. Mas, achei perfeita para ver videos e para ler e o brilho é bom até sob sol forte.

    Gostei de poder usar dois chips e ainda o cartão de memoria tudo ao mesmo tempo. Esse foi um dos motivos pelo qual optei pelo A9.

    A bateria… realmente é outro ponto que influiu na minha compra. com uso intenso ela chega ao final do dia tranquilo e com uso moderado pode chegar até o final do segundo dia.

    Ahhhhhh… uma coisa que para mim foi uma grata surpresa e que gostei: TEM RÁDIO.

    Eu sentia falta de ouvir rádio pelo Smartphone. As vezes é bom ouvir a programação de rádios. Tem alguns programas que são bem legais.

    1. Lucas Agrela

      Que legal seu depoimento sobre o A9!
      Ele realmente me surpreendeu positivamente.

  2. Carlos Guilherme Brito De Brito

    Smartphone horrível. A Samsung só fez um bom trabalho na bateria. Como um celular de quase 3 mil não tem giroscópio? O moto z play quando está em stand by não gasta energia. Lógico que esse A9 teria que ganhar do moto z play, tb do tamanho de um tijolo. Tenho pena de quem trocou o S7 por esse A9.