Quatro formas de testar a velocidade da sua internet

Conheça alguns métodos para ver a quantos megabits por segundo está a sua rede móvel ou banda larga

São Paulo – Se você se preocupa com a velocidade da sua internet, existem alguns aplicativos e sites que podem ajudar a monitorar a sua rede. Eles mostram a quantos megabits por segundo – e não megabytes – andam os seus downloads e também os seus uploads.

A velocidade média da internet banda larga no Brasil é de 4,1 Mbps, o que coloca o país no 88º lugar e abaixo da média global, que é 5,6 Mbps. Os dados são do relatório da Akamai, chamado State of the Internet, que analisou o uso de redes por internautas brasileiros durante o último trimestre de 2015.

No caso das redes móveis, a OpenSignal informa que, no final do ano passado, a velocidade média do 4G era de 12 Mbps.

Conheça a seguir alguns métodos de aferir o desempenho da sua rede móvel ou banda larga.

Chrome

Uma nova extensão gratuita para o navegador Google Chrome facilita bastante a vida de quem precisa ou quer estar sempre atento à velocidade da internet de casa ou da empresa. Ela é da Ookla, a mesma empresa responsável pelo Speedtest.net. 

Aqui, o funcionamento é simplificado ao extremo: basta clicar no ícone da extensão, que aparece ao lado da barra de endereços do navegador. Não é preciso entrar em nenhum site para verificar a velocidade de download e upload da sua rede.

Netflix

A Netflix têm um site que permite que os usuários verifiquem rapidamente a velocidade das suas redes. Ele se chama fast.com. Logo que você acessa o site, a medição já acontece. Não é preciso clicar em nada, apenas contemplar o resultado em uma interface clean.

Apps

Alguns aplicativos para smartphones podem ajudar a medir a velocidade da sua rede móvel. Duas opções interessantes são o OpenSignal e o Brasil Banda Larga (Android e iOS). 

O primeiro é de uma instituição internacional que usa os dados dos testes para elaborar relatórios analíticos das redes móveis, enquanto o segundo é a forma como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) recomenda que os consumidores verifiquem a velocidade das redes móveis. 

Ambos têm funcionamento intuitivo. Basta instalar, pressionar o botão que inicia o teste e ver os resultados.

Speedtest

Um dos métodos mais conhecidos – e antigos – de verificar a velocidade da sua rede é utilizando o site Speedtest.net. Ele mostra a velocidade da sua conexão tanto para download quanto para upload. Basta clicar em “Begin Test”e iniciar a medição.