Quadrados do Windows 8 são plágio, diz empresa

Segundo a SurfCast, sediada em Portland, este tipo de interface já tinha sido registrado pela própria SurfCast, que agora pede uma indenização à Microsoft

São Paulo – Uma empresa de Portland, em Maine, nos Estados Unidos, está processando a Microsoft por supostamente ter copiado a tecnologia Live Tiles ou Metro, usada no Windows 8.

O recurso gráfico chamado de Live Tiles é transforma em quadrados ou “tijolinhos” todos os programas instalados no Windows. Assim, o usuário pode trocar de um software para outro apenas clicando sobre estes quadrados. A interface é uma das grandes inovações da Microsoft para seu novo sistema operacional, que estreou em todo o mundo no final de outubro.

Segundo a SurfCast, sediada em Portland, este tipo de interface já tinha sido registrado pela própria SurfCast, que agora pede uma indenização à Microsoft. A empresa afirma que até recebeu prêmios, no passado, por ter criado e registrado o sistema de quadrados na tela.

A tecnologia Live Tiles, no entanto, é usada pela Microsoft antes mesmo da estreia do Windows 8. Este recurso já aparece no Windows Phone 7, apresentado há mais de um ano. O caso será agora analisado pela Justiça.