Dólar R$ 3,32 0,51%
Euro R$ 3,76 0,11%
SELIC 10,25% ao ano
Ibovespa -0,82% 61.675 pts
Pontos 61.675
Variação -0,82%
Maior Alta 5,67% CSNA3
Maior Baixa -3,90% ESTC3
Última atualização 27/06/2017 - 17:21 FONTE

Prefeitura de SP vai testar pagamentos via celular em ônibus

Tecnologia funciona com smartphones específicos da Samsung e agiliza cobrança de passagens

São Paulo — Uma das promessas do prefeito João Doria é acabar com a função de cobrador de ônibus. Como um movimento nesse sentido, Doria firmou uma parceria com a Samsung, durante uma visita a Coreia do Sul, para utilizar o sistema de pagamentos via celular, chamado Samsung Pay, em ônibus da cidade de São Paulo.

O teste será oferecido para a prefeitura para facilitar os pagamentos no transporte público, funcionando como um Bilhete Único no celular.

Ainda não se sabe exatamente qual linha de ônibus vai receber os testes com pagamentos via celular. Os aparelhos compatíveis com a tecnologia são os seguintes:

  • Galaxy S8 e S8+
  • Galaxy S7 e S7 edge
  • Galaxy S6, S6 edge e S6 edge+
  • Galaxy A5, A7 e A9 de 2016
  • Galaxy A5 e A7 de 2017

Os dispositivos utilizam tecnologias de pagamentos integradas a cartões bancários, cujos dados são armazenados em compartimentos criptografados (seguramente codificados) da memória. A linha mais popular de smartphones da Samsung, a Galaxy J, ainda não tem suporte para o Pay.

Procurada pela redação, a Samsung informou o seguinte: “Em 14 de abril, uma delegação da prefeitura de São Paulo, em visita à Samsung Electronics, na Coreia do Sul, assistiu a uma demonstração do serviço de pagamento Samsung Pay aplicado ao sistema de transporte público. Mediante ao interesse da administração municipal, a Samsung dará início a um estudo prévio de viabilidade para implementação do serviço na capital paulista”.

Veja o vídeo que Doria divulgou no Facebook falando sobre a Samsung, durante sua visita a Seul.