Prefeito canadense é “homenageado” em game

Eleito em 2010, Rob Ford já se envolveu em diversas polêmicas antes e durante seu atual mandato

São Paulo – O Canadá é conhecido por ser um país calmo e pacato. Mas o atual prefeito de Toronto, uma das principais cidades canadenses, está indo totalmente contra esses princípios. Eleito em 2010, Rob Ford já se envolveu em diversas polêmicas antes e durante seu atual mandato. E a mais recente está relacionada a um vídeo em que ele aparece supostamente fumando crack – o próprio, aliás, já admitiu ter usado a droga, e tem histórico de envolvimento com outras.

A mancha na história canadense tem motivado veículos de imprensa e parte da população do país a pedir a saída de Ford do cargo. Mas não é só por meio de protestos sérios e notícias que são os pedidos. A desenvolvedora Extra! Extra! Games também fez sua parte com a publicação de um jogo para Android e iOS – “gratuito como a democracia” e “ao contrário do crack” – que “homenageia” o prefeito bonachão.

De visual cartunesco, o game pede para que você ajude o político a manter o cargo, fugindo da “imprensa sedenta de sangue” e dos cachimbos de crack. A ironia é percebida não só na proposta, como também no visual dado a Ford – um gorducho com o rosto vermelho que pode atirar bolas de futebol americano nos repórteres e precisa de frango e dinheiro para correr mais rápido.

O próprio site dos desenvolvedores já faz piada com o político, mostrando uma crítica negativa “feita” por ele – “Esse jogo é horrível. Sem comentários. Próxima pergunta”, escreveu R.F.

Como jogo, Stay Mayor é bem fraco e repetitivo, no entanto. Serve basicamente como uma crítica ao prefeito – que ainda tem seus poucos apoiadores, como dá para ver nos comentários em inglês na Play Store do Google. Se quiser matar a curiosidade, baixe aqui a versão para Android e aqui a para iOS – roda em iPhones e iPads.