Polícia prende donos do site Brazil Series

Casal de estudantes foi detido na noite de quinta-feira

São Paulo – A polícia de São Paulo prendeu, na noite de quinta-feira, um casal de estudantes acusado de administrar o site de downloads Brazil Series. De acordo com a APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música) o site recebe 800 mil usuários únicos por mês e é especializado em oferecer links para downloads de séries populares como House, Friends e Big Bang Theory. A associação descobriu a existência do serviço ao acompanhar comunidades sobre séries no Orkut e denunciou o caso à polícia.

Ao rastrear as conexões que atualizavam o site, a polícia chegou até uma casa no município de São José dos Campos, onde foram detidos um estudante peruano identificado como Cesar e uma jovem de 24 anos, também estudante. Na residência do casal foram apreendidos mídias de DVDs e computadores.

Segundo a polícia, o casal será denunciado à Justiça por crime que quebra de direito autoral com o objetivo de lucro. O argumento é baseado no fato do site aceitar doações, exibir banners publicitários e vender contas premium de serviços de compartilhamento de arquivos que oferecem melhor velocidade de download para baixar arquivos grandes.

A polícia informou ainda que o fato de o site possuir colaboradores além do casal, como designers e programadores, fará todos os envolvidos serem denunciados por formação de quadrilha. Como o casal não tem antecedentes criminais e possui residência fixa é provável que sejam soltos nas próximas horas.

No site Brasil Séries há várias mensagens de apoio ao compartilhamento de arquivos e frases como “Original é roubo. Compartilhar não é crime”. A APCM comemorou a prisão do casal e afirmou que o considera “pirataria” é um mal que favorece o crime, a sonegação de impostos e prejudica a geração de empregos formais.

 

REPRODUÇÃO


Gestores dizem que só compartilham. Polícia vê lucro indevido