Parceria de TIM e Telebrás amplia alcance de 3G e 4G

O acordo prevê que a operadora cederá 2,2 mil quilômetros de um par de fibras ópticas no trecho Tucuruí(AP)-Macapá(AP)-Manaus(AM).

Rio de Janeiro – A TIM e a Telebrás detalharam nesta quarta-feira a parceria assinada para banda larga. Segundo as empresas, o acordo é fruto de sinergias de rede de transporte e ampliará a capilaridade das redes 3G e 4G. A parceria também permitirá a adesão de Manaus ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e garantirá a infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014.

O acordo prevê que a TIM cederá 2,2 mil quilômetros de um par de fibras ópticas no trecho Tucuruí(PA)-Macapá(AP)-Manaus(AM). Em contrapartida, a Telebrás cederá à TIM a mesma quilometragem em trechos no Nordeste e no Norte, incluindo fibras entre Tucuruí (AP) e Belém (PA).

A Telebrás havia anunciado na tarde da véspera, por meio de comunicado, o compartilhamento de infraestrutura com a TIM para a expansão do PNBL. A nota dizia que o acordo pretende massificar a banda larga no Brasil, sem quaisquer outros detalhes.