Os 16 melhores apps sociais para iPhone

Whatsapp, Skype, Linkedin, Facebook estão entre os aplicativos que permitirão gerenciar melhor suas redes sociais pelo smartphone

Confira abaixo uma seleção de aplicativos para gerenciar suas mensagens, fazer videoconferência, tuitar de forma organizada e ainda gerenciar todas as suas redes sociais pelo smartphone.

1. Whatsapp

O Whatsapp é um aplicativo para BlackBerry, Android, iOS e Symbian que permite mandar SMS de graça. Ele usa a internet 3G ou Wifi para trocar mensagens entre celulares que tenham o programa instalado.

Apesar de ter começado como uma alternativa gratuita aos torpedos, o app ganhou mais recursos e hoje conta com chat em grupo e envio de imagens, vídeos e sons. Tudo isso usando o número do celular, o que o diferencia dos outros softwares de mensagens para celular.

Outra coisa legal é que a compatibilidade com vários SO possibilita que você troque mensagens de graça com praticamente qualquer amigo que tenha um smartphone.

E vendo o Whatsapp funcionar, nos perguntamos como as operadoras cobram tanto pelo envio de alguns míseros bits.

2. Skype

O Skype é um aplicativo para smartphones que utilizam a plataforma iPhone. Seguindo os padrões do Skype, o aplicativo oferece a possibilidade de conversas tanto por escrito, como também através de chamadas de voz. As conversas podem ser, de graça, com outros usuário do programa ou, pagas, para celulares e telefones fixos.


O aplicativo possibilita que o usuário faça outras atividades no celular enquanto faz uma chamada de voz. É possível consultar outros aplicativos do aparelho, como e-mail ou navegar na internet.

Apesar dessa possibilidade, é possível realizar apenas uma chamada de voz por vez. Outro recurso interessante, é a sincronização da agenda do Skype com a agenda nativa do aparelho. Sendo possível realizar ligações para seus número cadastrados através do aplicativo.

3. Tweetdeck

Com o TweetDeck, o internauta não só publica posts na rede social Twitter: ele visualiza todos os textos que escreveu no serviço e, se quiser, dá uma espiada nas mensagens que os amigos também publicaram.

Entre suas ferramentas, duas se destacam. A primeira é o sistema de busca, que ajuda o usuário a encontrar rapidamente mensagens na base da rede social sobre qualquer tema discutido por seus usuários. Já a segunda é que a permite integração com alguns recursos com o Facebook.

4. Google +

Google+ for Mobile é o aplicativo para acessar a nova rede social do Google pelo iPhone e Android. O objetivo da ferramenta consiste em facilitar o compartilhamento de conteúdos com os círculos de amizade de cada usuário do Google Plus.
É possível acessar a rede social pelo celular, onde quer que o usuário esteja. O processo torna o uso da nova rede social mais amplo, já que, com o celular, o usuário pode visualizar o stream dos círculos do Google+, além de fazer novas publicações e upload de fotos.
Com layout funcional e limpo, o app traz todos os recursos da rede do Google. Funções como a de fazer check in são feitas de maneira rápido e usando poucos cliques.


5. Linkedin

Toda a rede “social-profissional” agora também no celular. O aplicativo oficial do Linkedin permite que o usuário acesse as atualizações de seus contatos, a caixa de entrada, as solicitações, os grupos e também o perfil do usuário.
O aplicativo vem com um design impecável. Fica fácil mexer nele e entrar em contato com as pessoas da sua lista de contatos. Entretanto, ele não permite alterações no currículo. As únicas opções são o envio de mensagens e atualizações de status.

O Linkedin é gratuito para iPhone e Android (ainda nã há versão otimizada para tablets). Ele está disponível pela App Store e pelo Android Market.

6. Tumblr

Tumblr é o aplicativo oficial da rede social Tumblr.com. No app, é possível fazer tudo o que se faz no site, de maneira bastante fácil. Além de postar e compartilhar fotos, vídeos, áudio, citações, links e textos, é possível salvar rascunhos, agendar posts e customizar tweets.
Totalmente gratuito, o aplicativo também permite que você coordene múltiplos blogs. Dá também para ver e responder às mensagens que recebe. A coisa mais legal, porém, provavelmente é a integração com sua agenda do iPhone. Com ela, é possível encontrar amigos para seguir no Tumblr.

Tumblr, por enquanto, está disponível em diversas línguas, mas ainda não em português. O app é gratuito e conta com uma interface bonita e simples.


7. GetGlue

GetGlue é uma rede social no estilo Foursquare, mas o usuário faz checkin em filmes, livros, tópicos, seriados e outras atividades culturais.
É possível conectar com amigos do Facebook e Twitter (além de postar nessas redes) e descobrir o que eles estão ouvindo e assistindo. Quanto mais check ins se fizer em um programa, livro ou filme, mais fã dele o usuário será e ele poderá ganhar stickers, ou selos, conforme for acompanhando coisas diferentes. É ainda possível receber recomendações de acordo com as coisas que se acompanha na rede social.

O app é bonito, simples de usar e a função “conversas”, que permite que os usuários discutam obras diferentes, é muito legal. Ele ainda não é muito difundido no Brasil e, como qualquer rede social, fica mais interessante quanto maior for o número de amigos que estiverem também nela.

8. Facebook

O programa deixa a um clique a maioria dos recursos da rede social. O usuário consegue procurar pessoas para adicionar, enviar mensagens, ver os álbuns de fotos dos amigos e, claro, deixar recados e comentários nos outros perfis.
O app oferece notificações push. Além de dar acesso a tudo que o site oferece, como eventos, grupos e páginas. Facebook para iPhone tem um design muito simples, completo e bonito. É uma maneira fácil e rápida de acessar sua página na rede social.

O Facebook para iPhone ainda mostra o que os amigos estão comentando dentro da rede social.


9. Fring

O fring é um aplicativo que pode gerenciar os contatos de vários serviços de um usuário, além de acompanhar mudanças em redes sociais como Facebook e Last.fm. O app também se vangloria por ser o único a realizar videoconferências de graça com até quatro usuários.

Mas o fring não é um simples software de mensagens, ele também é uma solução de VoIP (voz por IP), o que permite fazer ligações locais e internacionais por uma conta de Skype ou créditos comprados pelo app. O software também pode agregar contatos de múltiplos serviços de mensagens, como MSN, Google Talk, ICQ, SIO, Twitter, Yahoo! e AIM.

O programa possui uma interface simples, com opções úteis para exibição de contatos, busca por amigos e edição de perfil do usuário.

Um ponto negativo do fring é não importar as categorias (grupos) do MSN e outros serviços, gerando uma lista única para os contatos, o que dificulta a localização e uso quando o usuário possui um número muito grande de amigos.

É possível mandar arquivos armazenados no smartphone para os contatos, assim como receber itens e armazená-los no disco local. Além de usar a rede de VoIP do Skype, o Fring também conta com uma rede própria e é compatível com serviços baseados no protocolo SIP.

O programa ainda pode enviar microposts para o Twitter. No entanto, o suporte a esse serviço é fraco, seguindo a interface de mensagens instantâneas, sem dar suporte ao modo específico de postar do Twitter. Roda em iPhone (e iPod Touch), Android, Windows Mobile, Symbian e telefones com suporte a Java.


10. Facebook Messenger

Facebook Messenger é um aplicativo de mensagens instantâneas que usa o Messenger nativo do Facebook para enviar “SMSs” pela rede de dados. O que diferencia esse app da sua (extensa) lista de concorrentes é que, além de ser multiplataforma – há a versão para iOS, Android e Blackberry – ele também sincroniza as mensagens com o próprio site Facebook.com. É possível, portanto, utilizá-lo até para falar com quem não tem nenhum desses celulares.

A nova versão do aplicativo, que foi lançado meses atrás, mas só agora está disponível na App Store Brasileira, tem suporte para mais línguas, inclusive o português. Outras novidades são, além do suporte ao iOS5, a possibilidade de ver quem está online ou no celular e ver quando a outra pessoa está digitando – além de outras mudanças de performance e uma lista de contatos mais acessados.

O app possui todas as configurações básicas de aplicativos do gênero. É possível adicionar localização e fotos às mensagens, além de criar conversas em grupo. O usuário também pode controlar os tipos de configurações de alerta para cada conversa.

Facebook Messenger é um aplicativo clean e bonito, a sincronização com a web é um diferencial grande. Entretanto, ele ainda não possui ferramentas presentes em alguns de seus concorrentes. Falta suporte para vídeos, notas de áudio e compartilhamento de contatos. Além disso, não há maneira de saber se a pessoa com quem você está conversando recebeu ou leu sua mensagem.

O aplicativo é gratuito e multiplataforma.


11. Viber

O Viber é um aplicativo de Voip e chat. Compatível com Android e iOS, ele faz chamadas e manda mensagens gratuitamente para outros aparelhos com o app instalado.

Seu maior diferencial é que não exige a criação de um login: ele usa o próprio número de telefone do usuário para identificá-lo. Na prática, isso significa que não é necessário ficar decorando usuários nem adicionando amigos para ligar para alguém, basta saber seu número de celular comum. O Viber, aliás, é automaticamente sincronizado com a agenda de contatos e indica aqueles que já usam o serviço.

Tanto os recursos de chat quanto de ligações funcionam bem, mas o primeiro é mais limitado que o de concorrentes. Não é possível, por exemplo, mandar imagens ou mesmo emoticons.

Por fim, a interface, organizada e bastante limpa (não tem anúncios), é eficiente mesmo em telas relativamente pequenas.

12. Twitter

O aplicativo Twitter para iPhone leva para a telinha do celular todos os recursos do microblog. Com ele, o usuário consegue enviar mensagens e fotos para os amigos, consultar os tuítes dos amigos e os trendings topics e, além disso, acessar os recursos do serviço.
O software oferece ainda ferramentas de buscas de tuítes, de usuários e temas populares que bombam na rede. O bacana é que ele é democrático: as pessoas que não têm uma conta de Twitter acessam os tuítes dos amigos sem problemas. Tal como o Twitter, o software não custa um tostão sequer.

O Twitter iPhone App é compatível com o iPod Touch.


13. Foursquare

Fazer check ins automáticos, colecionar badges (medalhas), dar dicas para cada estabelecimento e compartilhar seu status com amigos no Facebook e no Twitter automaticamente.

Esses são os principais destaques do aplicativo oficial do Foursquare, que também permite enviar fotos para completar sua visita aos locais. O app é atualizado com frequência e é conhecido por sua estabilidade. Além disso, ele vem com um visual impecável. São cinco abas fáceis de entender (friends, explore, check in, lists, profile) e tudo em um design simples e bonito.

O aplicativo é gratuito e tem versões para iPhone, Android e Windows Phone.

14. Instagram

O Instagram é um aplicativo para iPhone, com ele o usuário pode editar e compartilhar suas fotografias. É possível adicionar contatos, segui-los e visualizar suas fotos, como se fosse uma rede social.
O usuário pode tirar fotos na hora ou até mesmo utilizar alguma imagem antiga, armazenada no iPhone. São diversos filtros a serem aplicados para deixar a imagem com aparência antiga, em preto e branco ou como uma lomografia. Além disso, há efeitos de blur, tilt shift e todos podem ser vistos como um live-preview e mudados após a foto ter sido tirada.

Ainda é possível adicionar a localização de onde a foto está sendo compartilhada. O aplicativo ainda dá uma grande força ao usuário quando o assunto é compartilhar a imagem. Ele pode upar a foto automaticamente para redes como Twitter, Facebook, Flickr, entre outras.


O aplicativo é muito fácil de usar e divertido e faz quase que indispensável para usuários que curtem fotografar e compartilhar imagens.

15. Kekanto

O Kekanto é um guia de bares, restaurante e baladas que dá sugestões conforme a localização do usuário.
O diferencial do app são as avaliações dos estabelecimentos, feitas pela comunidade que usa o serviço. Cada usuário pode publicar sua resenha e enviar fotos.

O aplicativo tem uma interface linda, fácil de mexer e agradável. Ele ainda possui forte integração com Twitter e Facebook e um grande caráter social: dá para ver onde seus amigos fizeram check in e os lugares favoritos deles. Kekanto é gratuito e tem versões para iOS e Android.

16. Flickr

Um programa redondinho para quem gosta de tirar fotos. Fácil explicar. O Flickr para iPhone tem ferramentas para o usuário fotografar com a câmera do smartphone e, imediatamente, subir a foto para o álbum online.

Oferece ainda recursos para colocar informações geográficas na foto e compartilhar imagens com os amigos. O aplicativo também pode ser usado para verificar o álbum de imagens dos amigos.