Os 8 melhores aplicativos que testamos em fevereiro

Confira os apps para Android e iPhone que se destacaram no último mês

São Paulo – Entre os 24 aplicativos que testamos ao longo do mês de janeiro, o que mais se destacou pelo uso criativo foi o Floresta Sem Fim. O app é da Faber-Castell e cria animais virtuais colecionáveis utilizando a tecnologia chamada realidade aumentada. Além dele, outros apps de ensino, produtividade e entretenimento se mostraram muito úteis no dia a dia. Confira a seguir os melhores apps do mês para Android e iPhone.

Floresta Sem Fim

floresta-sem-fim-app

(Reprodução)

Grátis, em português, para Android e iPhone

O Floresta Sem Fim é um aplicativo que une o mundo real ao virtual e ajuda crianças (e adultos) a descobrir a arte de pintar com lápis de cor. Ele utiliza realidade aumentada para transformar os ecolápis da Faber-Castell – feitos com madeira de reflorestamento – em animais que se mexem e podem ser colecionados no aplicativo.

É preciso ter uma caixa dos ecolápis de cor da marca para usar o aplicativo. A detecção do lápis acontece quando você o colocar em cima da caixa e escaneia-o com a câmera do smartphone, ativada por meio do app. Se ele não conseguir identificar precisamente a cor, ele oferecerá uma paleta de cores para que você informe qual é a cor do lápis em questão. Feito isso, o animal aparece e começa a se movimentar. É divertido ver a animação no app.

Cursos de Graça

app-cursos-de-graca

Grátis, em português, para Android

Este aplicativo é interessante para quem estuda, seja para o Enem, para a faculdade ou para o exame da OAB. Ele também pode ajudar a ter contato com temas pelos quais temos algum grau de interesse, mas nunca tivemos a oportunidade de ter intimidade com eles. Vários cursos em vídeo, hospedados no YouTube, podem ser feitos no app. Há conteúdos sobre Direito, Saúde, Tecnologia da Informação, Matemática, entre outros. Tudo pode ser acessado gratuitamente. A monetização do app é por publicidade.

Dropbox Paper

app-dropbox-paper

Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e web

O Paper é a investida do Dropbox contra o Google Docs e o Microsoft Word online. Ele estava em fase de testes agora foi lançado oficialmente no Brasil. Ele é vinculado à sua conta no serviço de computação em nuvem e funciona como um editor de textos comum, mas mais adaptado para o mobile em alguns pontos. Por exemplo, é possível tirar uma foto e anexá-la ao seu documento rapidamente, como acontece no Evernote.

O aplicativo também serve como uma agenda para você se organizar no dia a dia corporativo. Ele tem documentos pré-definidos para notas de reuniões, gestão de projetos e troca de ideias.

Superplayer

superplayer-app-musica

Grátis, em português, para Android e iPhone

O Superplayer é um aplicativo de playlists musicais, que são transmitidas diretamente da internet para o seu smartphone. Nesta semana, ele ganhou opções de assinatura, sendo que uma delas permite baixar três playlists para seu aparelho mediante mensalidade de 8,90 reais, enquanto a outra funciona aos moldes dos concorrentes Spotify e Netflix e permite o funcionamento do streaming sem propagandas e o download ilimitado de listas musicais.

O acervo da empresa de 3 milhões de músicas para você ouvir. O foco dos apps é nas playlists. Por isso, não dá para ouvir um álbum completo. Confira mais detalhes nesta reportagem.

Open Camera

open-camera-android-app

(EXAME.com/Reprodução)

Grátis, em português, para Android

Gosta de brincar de fotógrafo com o seu celular? O Open Camera oferece alguns recursos bacanas para fazer experiências fotográficas. Você pode, por exemplo, travar a exposição para tirar fotos a seu gosto. Também dá para regular o ISO manualmente e ajustar o foco das suas fotos.

Ponto Certo Bilhete Único

Tela do app Ponto Certo Bilhete Único

(EXAME.com)

Grátis, em português, para Android e iPhone

O aplicativo Bilhete Único vai ajudar você a não ficar sem créditos no seu bilhete de transporte usado na cidade de São Paulo. O aplicativo permite a compra de crédito. Os métodos de pagamento são cartão de crédito, boleto bancário e transferência. Vale o alerta de que o usuário terá de passar por um totem para validar seus créditos antes que seja possível usá-los—no caso de smartphones com tecnologia NFC, a validação pode ser feita encostando o bilhete no smartphone. O sistema exige uma taxa equivalente a uma passagem (R$ 3,80) como serviço. Esse valor não muda coloque o usuário dez ou cinquenta reais de crédito.

IV Stats

iv-stats-app

(EXAME.com/Reprodução)

Grátis, em inglês, para Android

Se você gosta de jogar Pokémon Go, precisa conhecer este aplicativo. Chamado IV Stats, ele tem um nome óbvio para quem joga Pokémon há alguns anos: o app mostra os IVs dos seus monstrinhos, uma espécie de nível de força oculta. Com isso, você pode descobrir e ver em um ranking os seus Pokémon mais fortes que pegou no Pokémon Go.

Além disso, o aplicativo mostra um histórico do seu usuário, com dados como quantos quilômetros você caminhou com o jogo em execução no smartphone, quantos ovos chocou e quantos Pokémon encontrou ao longo do tempo.

SOSPS

sosps app

Grátis, em português, para Android e iPhone

O SOSPS ajuda quem reside em São Paulo a encontrar o pronto-socorro mais próximo de sua localização. Ele pode ser especialmente útil em viagens. Quando você seleciona um hospital, ele já abre o seu app de GPS (Google Maps, Waze e afins) com a rota traçada para o endereço do local. Convênios médicos ainda não funcionam no app. A melhor parte é que o app mostra o tempo de espera para atendimento.

Os hospitais monitorados são os seguintes: Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Albert Sabin, Hospital Alvorada, Hospital Bandeirantes, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Cruz Azul, Hospital Infantil Sabará, Hospital Lefort, Hospital Metropolitano, Hospital Nove de Julho, Hospital Samaritano, Hospital Santa Catarina, Hospital São Camilo, Hospital São Luiz, Hospital Sírio-Libanês e Hospital Sepaco.