Os 5 recursos mais desejados pelos americanos em smartphones

Duração de bateria mais longa prevalece como principal característica procurada no próximo celular

São Paulo – Qual é o item mais importante para você em um smartphone? Para adultos americanos, é a duração de bateria que prevalece. Os dados são de uma pesquisa realizada pela YouGov, em setembro deste ano, nos Estados Unidos.

Uma duração de bateria mais longa apareceu como recurso mais requisitado por 42% das mulheres e 50% dos homens entrevistados. O segundo item mais requisitado, por cerca de 20% dos participantes da pesquisa, é uma tela que não se quebre no caso de quedas.

Os demais itens que os consumidores querem nos seus próximos celulares são a resistência à água (18% das mulheres e 13% dos homens), melhor câmera possível (14% e 9%) e tecnologias que dispensam o uso das mãos (5% e 6%). A pesquisa envolveu 863 adultos que moram nos Estados Unidos. 

O levantamento da YouGov mostrou ainda que o interesse por fones de ouvido sem fio, como os EarPods da Apple, é pequeno no momento. Entre os participantes da pesquisa, 73% disseram não estar interessados nesse tipo de produto e 27% demonstraram interesse. No Brasil, os fones de ouvido sem fio da Apple custarão 1.399 reais

O mercado americano é o segundo maior do mundo no segmento de smartphones, atrás apenas da China

Onde estão esses recursos?

Não há um smartphone disponível no mercado brasileiro que contemple plenamente todas essas características identificadas pela pesquisa. Há, porém, aparelhos que atendem individualmente a cada item e até mesmo a mais de um deles. 

O smartphone com maior duração de bateria do mercado do momento, segundo os testes do INFOlab, é o Pro 5, feito por uma fabricante chinesa chamada Meizu e vendido no Brasil por meio da importadora Vi. 

A tela à prova de quedas pode ser encontrada somente no Moto X Force, da Lenovo, por ora. A empresa pode lançar em breve também o Moto Z Force, que tem a tecnologia de display chamada ShatterShield, já detalhada nesta matéria.

A resistência à água é algo comum entre os smartphones da Sony, alguns deles já têm preços abaixo da casa dos 2 mil reais, como é o caso do Xperia Z3+. Esse gadget conta também com modos inteligentes de economia de bateria, que prolongam o período de uso do produto.

As melhores câmeras do mercado no momento são encontradas no Galaxy S7 edge, da Samsung. Esse aparelho também tem uma longa duração de bateria e proteção contra água e poeira (IP68).

Em termos de tecnologias que dispensam o uso das mãos, se destacam dois produtos: a linha Moto X (Play, Style e Force) e o iPhone 6s e 7, que atendem a comandos de voz de maneiras exclusivas, respectivamente, por meio de seus assistentes virtuais Google Now e Siri.

No Brasil, os itens essenciais para o consumidor são boas câmeras, tela grande e suporte para a rede 4G