Novo cartão da Mastercard vem com leitor de impressões digitais

Novo cartão, que passa por testes na África do Sul, deixa cadeia de pagamentos mais segura contra fraudes ao usar biometria para autenticação

São Paulo – No que depender da Mastercard, você não vai mais precisar decorar senhas para seus cartões de crédito e débito. A empresa mostrou hoje um cartão que traz um leitor de impressões digitais embutido para a autenticação no momento da compra.

A África do Sul é o primeiro mercado no qual os cartões serão testados. Os primeiros testes no país envolveram uma rede de mercados (a Pick n Pay) e o Absa Bank, uma subsidiária do Barclays Africa.

Em comunicado, a Mastercard explica como funcionará o processo. A impressão digital precisará ser cadastrada uma vez na instituição financeira que emite o cartão. Com isso feito e o cartão desbloqueado, a digital pode ser usada em compras em locais físicos.

Na imagem acima você pode perceber que o cartão traz um bloco escuro no canto superior direito. É ali que a leitura das impressões digitais é feita.

“Seja desbloqueando um smartphone ou fazendo compras online, impressões digitais estão ajudando a entregar conveniência adicional e segurança”, afirma Ajay Bhalla, presidente da Mastercard, em comunicado.

A empresa ainda defende a ideia de que maior facilidade nas compras traz também aumento no volume de compras para estabelecimentos comerciais. Outro benefício seria a queda no número de fraudes.

O comunicado da empresa afirma que outros testes estão sendo planejados em mercados europeus e asiáticos nos próximos meses.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Allan Passos

    Não seria mais fácil(e barato) colocar a digital na máquina leitora, dispensando assim o cartão?! Eita povo que gosta de complicar as coisas…

  2. Rafael Duarte da Conceição

    E cartões emitidos por bancos como o banco original ou Nubank, que praticamente não possuem agências no varejo para o cadastramento das digitais em nível nacional?

  3. João Luís Gomes Guimarães

    E tem uma outra coisa: há pessoas que não têm impressão digital. perdem com a idade, não sei o porquê. Como fica? Tem de haver a opção de solicitar cartão com ou sem autenticação biométrica