Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Nova tela pode deixar iPhone 5 mais fino e mais leve

A Apple pode empregar, no iPhone 5, um novo tipo de tela sensível ao toque capaz de reduzir o peso e a espessura do smartphone

São Paulo — A Apple poderá empregar um novo tipo de tela sensível ao toque no iPhone 5, o que deve torná-lo mais fino e mais leve. A notícia, não oficial, foi divulgada pelo site taiwanês Digitimes.  A nova tecnologia incorpora os sensores de toque na mesma camada onde estão os transistores que produzem as imagens exibidas.

Esse tipo de painel, conhecido como tela sensível ao toque intracelular (em inglês, “in-cell touch screen”), elimina a necessidade de uma camada extra de sensores e de vidro, tornando o conjunto mais leve e mais fino. O Digitimes diz que a Apple está negociando a encomenda do painel com duas empresas – Sharp e Toshiba.

Ambas devem começar a produzir a nova tela em quantidade já neste trimestre. A data é adequada para a incorporação dessa tecnologia ao iPhone 5, já que a Apple deve anunciar o smartphone em algum momento entre junho e outubro. 

Mas há outras opções no mercado. A TPK, que já fornece telas de cristal líquido para as Apple, desenvolve outra tecnologia, que ela chama de “touch on lens”. Também nesse caso, a  ideia é permitir que a tela do smartphone tenha apenas uma camada de vidro, tornando o aparelho mais fino e mais leve.

Nesta semana, circulou também a informação (não oficial, como todas as outras sobre o iPhone 5) de que o novo smartphone poderá ter seu corpo feito da liga metálica conhecida como “metal líquido“. É o mesmo material que de que é feita a chavinha usada para extrair o cartão SIM do iPhone e do iPad. O “metal líquido” suporta forças intensas sem se deformar e pode, também, contribuir para a leveza do novo modelo da Apple.