São Paulo – Antes de Tinder, Happn e Grindr dominarem o mercado de aplicativos de relacionamento, um trio de jovens tentava unir casais com uma nova plataforma de vídeos chamada YouTube.

Pode parecer improvável, mas quando Chad Hurley, Jawed Karim e Steve Chen tiveram a ideia de criar o site, eles queriam que pessoas solteiras fizessem vídeos se apresentando para um parceiro em potencial.

“Sempre achei que havia algo com vídeo lá, mas qual seria a aplicação prática disso?”, disse Chen durante o festival South by Southwest (SXSW) em Austin, no Texas. “Nós pensamos que namorar seria a escolha óbvia”, explicou.

Outro fator que contribuiu para que eles criassem um site voltado para relacionamentos foi a data da fundação. Afinal, o domínio do YouTube foi conquistado no dia 14 de fevereiro de 2005, dia de São Valentim (ou Dia dos Namorados nos EUA).

“Nós éramos apenas três caras no Dia dos Namorados que não tinham nada para fazer”, contou Chen no evento.

O trio só desistiu da ideia de criar uma plataforma para namorar depois de cinco dias sem a publicação de um único vídeo no site. Chen disse que foi neste momento que eles decidiram abrir o site para qualquer conteúdo em vídeo.  

Aliás, o primeiro vídeo publicado no YouTube foi o Me at the zoo, um teste feito por Karim quando visitava uma jaula de elefantes. Ele foi publicado dois meses depois da fundação da plataforma e tem apenas 18 segundos. 

No entanto, o vídeo que tornou o YouTube famoso foi o de dois garotos chineses dublando a música I Want It That Way, da banda Backstreet Boys. Antes dele, apenas 19 vídeos haviam sido publicados no site.

Adquirido pelo Google por 1,6 bilhão de dólares em 2006, o YouTube atualmente tem mais de um bilhão de visitantes por mês.

Veja o primeiro vídeo do YouTube abaixo: 

Tópicos: Internet, Sites, Vídeos, YouTube, Google, Empresas de tecnologia, Empresas de internet