São Paulo – A montadora Volvo anunciou que vai trocar a tradicional chave para abrir e dar partida em carros por um aplicativo para smartphones. A empresa informou que lançará um número limitado de veículos com o recurso a partir de 2017. 

O aplicativo fará com que o smartphone se conecte ao sistema veicular da Volvo por Bluetooth para trocar as chaves de acesso entre os dois aparelhos.

Será possível emprestar a chave do veículo para um amigo de forma totalmente virtual. Para isso, seria preciso que a pessoa baixasse app da Volvo e você, então, compartilhasse com ela o código que funciona como uma chave digital para o seu carro. Não é preciso estar perto do seu amigo para emprestar a chave do carro para ele, isso pode ser feito via internet.

"A chave digital dos carros da Volvo vai transformar o compartilhamento de veículos em algo simples e conveniente", de acordo com a montadora, em seu blog oficial. 

A empresa informa ainda que os usuários do app poderão receber mais de uma chave digital para acessar diferentes carros da Volvo, o que facilitará o aluguel de veículos, por exemplo.

Algo que a companhia não informou é como isso vai funcionar caso você deixe o seu carro em um estacionamento com manobrista.

O sistema sem chaves da montadora será testado nos próximos meses na Suécia e os primeiros modelos de veículos com essa tecnologia estão previstos para chegar ao mercado no ano que vem.

Chaves físicas continuarão a ser oferecidas aos consumidores que as quiserem, segundo a marca.

Confira o vídeo de divulgação da chave digital da Volvo a seguir.

Tópicos: Carros, Autoindústria, Veículos, Carros high tech, Guia de Carros, Smartphones, Indústria eletroeletrônica, Tecnologia, Empresas, Montadoras, Volvo