Aconteça o que acontecer, não mude a data do seu iPhone para o dia primeiro de janeiro de 1970. Não importa o tamanho da sua vontade de se sentir parte do ano que nos trouxe Os Aristogatas e Let it Be. 

Se você fizer isso, o seu aparelho vai parar de funcionar. E, pior ainda, por enquanto isso não tem conserto.

Ainda não se sabe exatamente por que razão mudar a data do celular transforma o aparelho em peso de papel, mas há uma teoria: uma das formas mais recorrentes para o cálculo de datas em gadgets é o Unix Time, um cálculo que simplesmente vai somando segundo em segundo a partir da chamada "data fundamental" até chegar no dia de hoje - assim, o aparelho consegue determinar o tempo preciso que se passou, ajustar fuso horários e etc. 

Agora, adivinha qual é a tal da data que serve de base para tudo isso? Exato: 1/1/1970. Isso significa que o celular não consegue computar nada que aconteceu antes disso. 

O grande problema rola quando você diz que para o celular que hoje é a data fundamental, mas ele sabe que você ligou para sua mãe ontem às três da tarde. Ele tenta ir para trás do seu tempo zero, e trava inteiro.

O youtuber Tom Scott produziu um vídeo detalhando o funcionamento do Unix Time, e como isso pode ser a causa da inutilização dos celular. Você pode assisti-lo abaixo, com legendas em português:

O bug, na verdade, se popularizou como uma forma de pegadinha. Uma série de posts na rede social 4chan simulavam um anúncio da Apple e afirmavam que quem alterasse a data do celular para o começo dos anos 1970 ganharia um tema retrô no iPhone, que lhe levaria para uma "viagem selvagem". Não demorou muito para o pessoal descobrir a verdade, e os celulares começassem a parar no lixo.

Reprodução

Propaganda falsa do iPhone

Propaganda falsa do iPhone

"O Macintosh original apresentou o mundo para os computadores, mundando para sempre o modo como as pessoas experimentam a tecnologia, e permitindo que elas fizessem coisas antes impossívels. Com esse easter egg, volte no tempo com um tema do Machintosh clássico para libertar a mágica no seu iPhone. 

Mude a data do seu iPhone para 1 de Janeiro de 1970, pressione e seguro o botão de ligar, para reiniciar seu aparelho, e prepare-se para uma viagem selvagem"
 

Até agora, acredita-se que a falha ocorra em todos os produtos de 64 bits da Apple. Isso significa que não só iPhones, mas também iPads, Ipods Touch, com iOS 8 ou 9 também podem ser inutilizados por causa do calendário. 

Ainda não se viu nada significativo a respeito do problema em gadgets mais antigos, mas, por favor, não arrisque.

Tópicos: Celulares, Indústria eletroeletrônica, iPhone, Smartphones, iPhone e iPad, Tecnologia