Aguarde...

Pesquisa | 15/08/2012 12:50

Tecnologia agiliza processo de elaboração de mapas

Mapeamento Digital de Solos ajuda pedólogos, diminuindo o tempo e o custo necessário para se elaborar um mapa

Paloma Rodrigues, da

Marcos Santos/USP Imagens

Pesquisadora analisando um Mapa

A tecnologia facilita o trabalho do pedólogo, tornando o processo mais rápido e barato

São Paulo - A aplicação de tecnologias pode reduzir o tempo e os recursos utilizados na obtenção de mapas de solos, por meio de técnicas de Mapeamento Digital de Solos (MDS). A conclusão é de um estudo que comparou os mapas obtidos pelos métodos convencional e digital, realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, pelo engenheiro agrônomo Osmar Bazaglia Filho.

A área analisada foi uma fazenda de 182 hectares cultivados com cana-de-açúcar, no município de Rafard, região de Piracicaba. Bazaglia se baseou em dados de pesquisas anteriores e do próprio estudo para passar informações da região para os pedólogos, cientistas do solo que produzem mapas pelo método convencional. “A área foi escolhida por não apresentar uma grande variação no solo, dando condições de comparar os mapas gerados”, diz.

Bazaglia pediu para que quatro pedólogos diferentes produzissem mapas de solo de nível detalhado (escala 1:10.000) da fazenda. “Levei-os um a um, individualmente, à área e forneci as mesmas informações a todos”. As informações dadas consistiam em fotografias aéreas coloridas e mapa planialtimétrico da área (ambos escala 1:10.000) e mapa geológico e de solos da região.

O pedólogo e a tecnologia

O mapeamento digital se baseia em uma correlação de dados, em geral gratuitos ou de baixo custo — imagens de satélite da área quando seu solo estava exposto (sem vegetação), a declividade do terreno, o perfil de curvatura, dentre outros, que foram jogados em uma classificação — que geram padrões e a partir destes padrões se pode construir um mapa digital.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados